Os gastos líquidos dos consumidores com produtos de carnes vermelhas e brancas no varejo aumentaram pela primeira vez em três anos nos Estados Unidos, de acordo com o sexto estudo anual "Power of Meat", um projeto conjunto entre o Instituto Americano de Carnes e o Instituto de Comercialização de Alimentos do país. Os resultados foram divulgados durante a Conferência Anual da Carne, ocorrida nessa semana em Dallas. O estudo também notou que três quartos dos consumidores dizendo que pesquisam os valores das carnes antes de comprar ou enquanto estão comprando.
Os gastos líquidos dos consumidores com produtos de carnes vermelhas e brancas no varejo aumentaram pela primeira vez em três anos nos Estados Unidos, de acordo com o sexto estudo anual “Power of Meat”, um projeto conjunto entre o Instituto Americano de Carnes e o Instituto de Comercialização de Alimentos do país. Os resultados foram divulgados durante a Conferência Anual da Carne, ocorrida nessa semana em Dallas.
Alguns compradores ainda gastam menos em lojas de alimentos do que faziam há um ano, de acordo com o estudo, mas a participação dos consumidores que fizeram mudanças em seus hábitos de compras de carne como resultado da economia declinou de 51% em 2009 para 36% em 2010.
O estudo também notou que a tendência de preços se manteve, com três quartos dos consumidores dizendo que pesquisam os valores das carnes antes de comprar ou enquanto estão comprando. O estudo notou que compras de grandes volumes são menos populares hoje em dia.
“Gastar menos comprando menos parece ser uma medida efetiva”, informou o estudo. “Os compradores que disseram que estão comprando menos gastam aproximadamente US$ 14 a menos do que os gastos nacionais semanais médios em lojas de alimentos. Para os varejistas, a eliminação de itens ao invés da substituição é um desenvolvimento perigoso. Os compradores também estão menos interessados em pacotes econômicos e reportaram que descontos mais substanciais são necessários para impulsioná-los a comprar grandes volumes”.
O preço por quilo é o fator dominante na seleção de carnes vermelhas e brancas e medidas de marketing são especialmente influentes no tipo de carne vermelha ou branca comprada, de acordo com o estudo. As promoções de vendas nas lojas são direcionadores. Os consumidores pesquisados também disseram que os cupons são interessantes, mas muitos comentaram que cupons para carne fresca é difícil de encontrar.
O estudo foi conduzido pela firma 210 Analytics, que considerou uma pesquisa online que incluiu 1.201 consumidores, conduzida em novembro de 2010.
A reportagem é do MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.