Atacado – 02/05/07
2 de maio de 2007
Conheça como é feita a seleção de fêmeas na CFM
4 de maio de 2007

EUA pressiona Japão para relaxar regras de importação

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pressionou o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, na última sexta-feira com relação ao impasse no comércio de carne bovina. O governo dos EUA, vem pressionando o Japão para relaxar as regras de importação de carne bovina, esperando reconstruir o forte comércio com a nação asiática. Eles querem que o Japão aceite carne de animais de até 30 meses de idade e buscam o fim das inspeções obrigatórias em todas as caixas de carne bovina.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pressionou o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, na última sexta-feira com relação ao impasse no comércio de carne bovina entre os dois países dizendo que os consumidores japoneses deveriam estar consumindo carne bovina dos EUA, informou a agência Reuters.

O governo dos EUA, juntamente com a indústria de carne bovina do país, vem pressionando o Japão para relaxar as regras de importação de carne bovina, esperando reconstruir o forte comércio com a nação asiática. Eles querem que o Japão aceite carne de animais de até 30 meses de idade (atualmente o Japão só aceita produtos de animais de 20 meses ou menos) e buscam o fim das inspeções obrigatórias em todas as caixas de carne bovina. Os EUA querem também exportar carne com e sem osso.

No entanto, oficiais da indústria não esperam qualquer mudança até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirme o status de país de “risco controlado” para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) dos EUA, o que deve acontecer neste mês.

Os EUA exportavam cerca de US$ 1,4 bilhão por ano em carne bovina ao Japão até 2003, quando foi descoberto o primeiro caso de EEB no país. Em 2006, as exportações foram de US$ 66 milhões.

Os comentários estão encerrados.