Oficiais dos Estados Unidos disseram na última sexta-feira que é prematuro para a China anunciar o fim do embargo à carne bovina norte-americana, relacionado à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), à medida que o país começa a aceitar importações restritas.
O Governo da China afirmou que retomou importações limitadas após dois anos e meio de embargo imposto após o primeiro caso de EEB nos EUA. A China aceitaria somente cortes de carne bovina sem osso de animais de menos de 30 meses de idade.
Oficiais dos EUA estão pressionando por uma retomada total do comércio. O porta-voz do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Ed Loyd, disse que os negociadores chineses indicaram que seguiriam as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o que permitiria uma retomada mais ampla das compras de carne bovina. Segundo ele, os EUA e a China ainda precisam entrar em acordo quanto a um protocolo.
O secretário da Agricultura dos EUA, Mike Johanns, afirmou que está desapontado com o anúncio da China, dizendo que o país deveria abrir seu mercado a todos os produtos de carne bovina dos EUA, de acordo com os padrões internacionais estabelecidos pela OIE. Segundo ele, o país não vai sossegar enquanto não conseguir que mais produtos de carne bovina entrem no mercado chinês. A reportagem é do The Associated Press.