Em uma entrevista ao jornal japonês Kyodo News, o secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, disse que o país pressionará o Japão para remover o limite de idade dos animais ao abate nas importações de carne bovina dos EUA.
Em uma entrevista ao jornal japonês Kyodo News, o secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, disse que o país pressionará o Japão para remover o limite de idade dos animais ao abate nas importações de carne bovina dos EUA. A idéia é aumentar o limite para 30 meses dos atuais 20 meses de idade (limita as importações de carne de animais de 20 meses de idade ou menos, com a remoção dos materiais de risco).
Segundo o site MeatNews.com, Johanns disse ao Kyodo News que concordou com o limite de 20 meses simplesmente porque achou que era necessário o retorno de alguma carne bovina ao mercado japonês.
Johanns disse também que os produtores de carne bovina do Japão poderão acabar perdendo exportações aos EUA se as regras não forem mudadas. Atualmente, os EUA não têm limite de idade nas importações. Johanns disse que a maioria da carne importada do Japão é de animais de 30 meses de idade ou mais.
Ainda, segundo o Estadão/Agronegócios (com informações da Dow Jones.), as ambigüidades nas restrições às importações de carne bovina americana serão motivo para os Estados Unidos se confrontarem com a Coréia do Sul.
Segundo o negociador-chefe para agricultura do U.S. Trade Representative (USTR), Richard Crowder, uma delegação americana viajará a Seul nas próximas semanas para conseguir o aumento das exportações dos Estados Unidos para aquele país.
A Creekstone Farms Premium Beef LLC foi até agora a única firma dos EUA que se arriscou a mandar carne para a Coréia do Sul desde que o país suspendeu o embargo, em 8 de setembro. A empresa mandou nove toneladas de carne bovina e ainda está esperando para ver se o carregamento passa nas inspeções.