Atitudes com relação à saúde e aos alimentos – diferem as percepções culturais
22 de agosto de 2002
Polônia registra segundo caso de EEB
26 de agosto de 2002

EUA: previsão de preços recorde para carne bovina no varejo em 2003

Os consumidores dos Estados Unidos poderão estar diante de preços muito altos da carne bovina no varejo, que poderão atingir seu recorde em 2003, devido à seca que está forçando os produtores a abater um grande número de animais neste ano, segundo anunciou o Departamento de Agricultura do país (USDA), na sexta-feira.

Os produtores de carne estão optando por abater mais animais devido à seca e aos altos custos dos alimentos dos animais. Metade do país está atualmente passando por condições de seca, que variam de moderada a extrema.

Enquanto o aumento do abate de animais está provocando uma queda do preço da carne bovina ao consumidor agora, os preços no varejo deverão sofrer um curso reverso em 2003, segundo anunciado no relatório do USDA. O preço da carne bovina no varejo nos EUA deverá ficar em torno de US$ 7,29 por quilo neste ano, antes de atingir níveis recordes em 2003.

Os preços da carne bovina estão mais fracos também neste ano devido à lentidão da economia norte-americana e à redução nas exportações.

“A seca e as contínuas reduções nos rebanhos estão impulsionando a produção de carne bovina para níveis próximos ao recorde produzido em 2000. A carne total disponível para consumo está 4% maior do que os recordes atingidos nos dois últimos anos”, segundo informou o relatório.

Porém, o USDA anuncia que a oferta de carne começará a se reduzir a partir deste outono. “Com a oferta de menos de 40 milhões de cabeças de gado, o fornecimento deverá permanecer a níveis baixos durante pelo menos os próximos dois anos”.

Os preços dos animais de engorda aos produtores estão caindo e a expectativa é que fique em torno de US$ 156,52 por 100 quilos neste outono. No ano que vem, os preços deverão aumentar.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.