EUA: demanda por carne bovina cai no 1º trimestre
30 de maio de 2006
Pedro Eduardo de Felício, Professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
1 de junho de 2006

EUA: produção de carne orgânica não atende demanda

As vendas de carnes orgânicas estão crescendo bastante nos EUA. O aumento registrado em 2005 foi de 51%, informou reportagem do site MeatNews.com. De acordo com novos dados de pesquisa, a carne orgânica é o setor de mais rápido crescimento na indústria de alimentos orgânicos da América do Norte.

As vendas de carnes orgânicas se expandiram mais de 150% desde 2002 com maiores taxas de crescimento esperadas à medida que a distribuição varejista do produto aumenta. Uma demanda excepcionalmente alta por carnes orgânicas surgiu desde que foram registrados casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, nos EUA e no Canadá, de acordo com a organização Organic Monitor.

Apesar de os casos de EEB não terem prejudicado a confiança dos consumidores nos produtos de carne bovina, eles elevaram a conscientização dos consumidores sobre os métodos de produção de carne orgânica. As vendas de carne bovina orgânica nos EUA dobraram a cada ano desde 2003, parcialmente devido a essa nova conscientização dos consumidores.

Um novo estudo feito pelo Organic Monitor mostrou que a pouca oferta tem um efeito prejudicial nas taxas de crescimento do mercado, com algumas companhias tendo que importar o produto. Nos EUA, o mercado de carnes orgânicas se tornou altamente dependente das importações, vindas de países da América Latina, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

As taxas de crescimento de mercado excepcionalmente altas estão atraindo novas companhias nesta indústria nos EUA. Companhias de carnes naturais e convencionais estão abocanhando uma porção maior do mercado usando suas redes de distribuição já existentes para lançar as carnes orgânicas. Em contraste, muitas companhias dedicadas à produção de carne orgânica estão tendo dificuldades em construir redes de fornecimento dos produtores aos varejistas devido aos problemas na oferta.

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