Preconceitos contra a agropecuária brasileira: um depoimento pessoal
5 de agosto de 2002
RS: Jóia conclui vacinação contra febre aftosa até dia 20
7 de agosto de 2002

EUA: produtores de carne apóiam proposta de comércio global de Bush

Os produtores de carne estão chamando de “proposta ousada e inovadora” as reformas propostas pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para as atuais regulamentações no comércio global, que foram divulgadas em 25 de julho pelo governo do país. Em essência, as reformas irão influenciar todos os países por “reduzir substancialmente as barreiras ao comércio global, reduzindo subsídios capazes de gerar distorções no comércio e eliminando subsídios de exportação”, de acordo com o Departamento de Agricultura do país (USDA).

A Associação Nacional dos Produtores de Carne (NCBA) anunciou que está apoiando estas mudanças. “Estas propostas requerem uma reforma ambiciosa no comércio global”, disse o economista chefe do NCBA, Chuck Lambert. “Os pecuaristas dos EUA irão se beneficiar bastante com o aumento das oportunidades de exportação, e com a abertura desses mercados, que irão efetivamente equilibrar as injustiças existentes com o atual sistema de comércio internacional”.

Uma nova visão global

Os EUA estão propondo uma nova visão global da Agricultura. A proposta feita é abrangente, pretendendo eliminar os subsídios de exportação, bem como reduzir as tarifas em todo o mundo e os suportes que causam distorções no comércio em um período de cinco anos. A segunda fase da proposta irá solicitar uma eventual eliminação em todas as tarifas e suporte que causam distorções.

“O pacote dos EUA se dirige às disparidades que existem sob os atuais compromissos da Organização Mundial do Comércio (OMC) e aumenta a orientação do mercado no comércio agrícola mundial”, disse o Representante Comercial dos EUA, Robert B. Zoellick. “A tarifa agrícola média dos EUA é 12%, enquanto a média mundial é 62%, com muitos excedendo 100%”.

A política de Comércio Agrícola dos EUA atua em três fases:

1) A U.S. Farm Bill
2) Esta proposta para a Reforma no Comércio Agrícola Global
3) Autoridade de Promoção do Comércio (TPA)

A TPA faz parte da legislação de comércio dos EUA (H.R. 3009 – Ato de Preferência Comercial dos Andes) que esteve em conferência na semana passada. A expectativa é que se chegue a um acordo em breve.

“Nós não podemos dizer que isto é suficiente – a passagem do TPA é crítica para os produtores de carne, e é o único jeito que o Presidente tem de efetivamente conduzir essas mudanças na política comercial. Sem isso, ele é uma pequena autoridade negociante, e outros países não levarão a sério nossas negociações Este é um passo crítico para a implementação desta agressiva proposta de mudança”, disse Lambert.

A equipe do NCBA e os produtores de carne de todo o país continuarão a pressionar os membros do Parlamento e do Senado sobre a importância desta legislação.

Fonte: The MeatingPlace (por Bryan Salvage), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.