Leilão Camargo movimenta R$ 1 mi em MT
17 de julho de 2002
Verba para estocagem de couro continua em discussão
19 de julho de 2002

EUA: Produtores de carne buscam divulgar benefícios nutricionais da carne

Aqueles que se opõem à carne bovina estão constantemente atacando os benefícios nutricionais deste alimento. Porém, os produtores de carne dos Estados Unidos estão prontos para enfrentar este desafio uma vez que o fundo arrecadado por eles é também utilizado justamente para que sejam levantados os verdadeiros fatos sobre a carne bovina, bem como para assegurar-se de que esses fatos sobre as propriedades nutricionais da carne bovina sejam divulgados para a mídia.

Trabalhando em beneficio do Cattlemen’s Beef Board e dos conselhos estaduais de carne bovina, a Associação Nacional dos Produtores de Carne dos EUA (NCBA) divulgou aos repórteres e aos profissionais de saúde dois comunicados a fim de se certificar que estes entenderam o importante papel da carne bovina em uma dieta saudável. Ao mesmo tempo, membros da equipe de nutrição, gerenciamento e relações públicas entraram em contato com aqueles que poderiam ajudar a divulgar as mensagens corretas, a fim de corrigir as falsas informações sobre a carne que têm sido divulgadas, segundo o NCBA.

Ácidos graxos trans

Um exemplo disso foi um artigo publicado em 11 de julho em algumas publicações dos EUA que ligava incorretamente os ácidos graxos trans presentes nos alimentos à carne bovina, de acordo com a diretora executiva de nutrição do NCBA, Mary K. Young. “Muitas pessoas não sabem que os ácidos graxos trans são mais conhecidos por estarem presentes em gorduras hidrogenadas, que são artificialmente criadas e usadas em alimentos fritos e assados, como biscoitos, coockies e batatas chips. Neste caso, nós estamos aptos a dizer aos repórteres, e lembrar àqueles que influenciam a saúde, que os ácidos graxos da carne bovina são primariamente ácidos conjugados linoléicos que agem diferentemente que os feitos pelo homem, têm efeitos positivos nos lipídios do sangue e têm propriedades anticâncer”.

Segundo Young, apesar do artigo não ter se tornado exatamente um artigo sobre carne bovina, a indústria de carnes do país respondeu com mensagens positivas sobre a carne bovina, graças ao fundo arrecadado pelos produtores de carne do país.

Fatos do vegetarianismo

Uma história completa sobre o vegetarianismo que apareceu recentemente na revista Time também demonstrou a preparação da indústria de carnes dos EUA para lidar com a publicidade potencialmente negativa. De acordo com Young, o artigo inicialmente tinha a intenção de discorrer sobre o aumento da popularidade da dieta vegetariana entre as pessoas jovens. Porém, quando a equipe do NCBA ficou sabendo do artigo, resolveu trabalhar por trás do mesmo com um repórter para se certificar de que seria publicado um artigo mais equilibrado.

“Como muitos artigos da Time, este começa negativamente, mas no geral ele é equilibrado – especialmente na discussão nutricional. Por exemplo, em um parágrafo é observado que os vegetarianos, em um estudo sobre nutrição, geralmente tem uma alimentação nutricionalmente menos balanceada do que os não-vegetarianos, segundo o Índice de Alimentação Saudável feito pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA)”.

Young disse também que a membro do Conselho para Soluções Nutricionais para Mulheres, fundado com o dinheiro arrecadado pelos produtores do país, Michelle Warren, foi mencionada dizendo que incluía produtos de origem animal em sua dieta. Warren é especialista em nutrição e saúde das adolescentes da Universidade Columbia.

“Apesar deste tipo de assunto não ser tão proeminente na mídia o tempo todo, nós estamos regularmente trabalhando com importantes grupos de influência para nos certificarmos de que os fatos estão sendo divulgados. Nós não podemos evitar que a revista Time escreva sobre a dieta vegetariana. Mas podemos estar lá para nos certificarmos dos fatos”.

Clique em www.time.com para ler o artigo original da Times.

Fonte: The Meating Place (por Bryan Salvage), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.