Esforços feitos pela Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (NCBA) estão ajudando o governo do país no programa que visa aumentar a promoção da carne bovina no Japão. Essas promoções tornaram-se ainda mais importantes desde que foi descoberto o primeiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da “vaca louca” no país asiático, em 10 de setembro de 2001, reduzindo a confiança dos consumidores japoneses na carne bovina e, em conseqüência, provocando a redução de exportações desse produto dos EUA ao Japão.
De acordo com o economista chefe do NCBA, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) está investindo um total de US$ 3 milhões neste programa. Parte deste fundo consiste nos US$ 1,5 milhão do Programa de Acesso a Mercados (MAP), o qual normalmente supre ou complementa os investimentos feitos pelos produtores e indústrias do setor dos EUA.
Cerca de US$ 1,37 milhão dos fundos destinados à promoção da carne bovina, comandado pelo Comitê de Promoção da Carne Bovina da indústria de carnes norte-americana, será destinado ao mercado japonês. Unindo-se a esse fundo, o programa contará com mais cerca de US$ 1,8 milhão em fundos dos conselhos estaduais da carne e de produtores de milho, e cerca de US$ 1 milhão será disponibilizado pelos processadores e empacotadores.
Historicamente, mais de 80% dos fundos do MAP foram destinados à construção de mercados de exportação para produtos de alto valor agregado como a carne bovina, o componente que apresenta o crescimento mais rápido dentre as exportações agrícolas dos EUA. Os fundos visando a reconstrução da demanda japonesa por carne bovina norte-americana serão usados pela Federação de Exportação de Carnes do país em uma promoção agressiva, que começará em março, e incluirá promoções diretas aos consumidores, através de cartazes e campanhas publicitárias em revistas, bem como promoções de varejo.
Fonte: NCBA, adaptado por Equipe BeefPoint