As exportações de carne bovina dos Estados Unidos nos últimos 3 meses do ano deverão atingir o volume de 254 milhões de quilos, cerca de 7% a menos do que no começo do ano, segundo um relatório divulgado recentemente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Essa queda ocorrerá, em parte, devido às preocupações surgidas no Japão, após o surgimento de 2 casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), e em parte devido a uma redução geral nas exportações. Um declínio desta magnitude reduzirá as exportações de carne bovina do ano de 2001 para cerca de 1 bilhão de quilos, quase 13% a menos do que o volume exportado no ano 2000.
As previsões do USDA para o ano de 2002 são de que as exportações de carne bovina atingirão um total de 1,02 bilhão de quilos, cerca de 2% acima das exportações deste ano, mas 11% abaixo das do ano 2000. Entretanto, o USDA informa que as preocupações em relação à EEB no continente asiático terão um papel fundamental na determinação das exportações de carne bovina nos próximos meses, dizendo que as atitudes dos consumidores são muito subjetivas e difíceis de serem previstas.
O Japão é o principal mercado de exportação de carne bovina dos EUA. No ano passado, esse país foi responsável por 43% das exportações dos EUA, em valor.
Fonte: AgWeb (por Darcy Maulsby), adaptado por Equipe BeefPoint