O secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, disse na última quinta-feira que o Japão deveria reduzir imediatamente suas restrições às importações de carne bovina norte-americana, uma vez que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) designou oficialmente que o país é uma região de "risco controlado" para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).
O secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, disse na última quinta-feira que o Japão deveria reduzir imediatamente suas restrições às importações de carne bovina norte-americana, uma vez que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) designou oficialmente que o país é uma região de “risco controlado” para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), segundo informou reportagem de Tom Johnston para o site MeatingPlace.com.
Os EUA esperam receber este status na reunião geral da OIE que ocorrerá em maio em Paris. A designação teoricamente prepara o caminho para que os processadores dos EUA exportem carne bovina de animais de qualquer idade.
No entanto, isso não significa que o Japão vai desistir de aceitar somente carne bovina dos EUA de animais de menos de 21 meses de idade, uma condição estabelecida pelo país em julho de 2006.