Os Estados Unidos solicitaram na última terça-feira que o Japão exclua os bovinos de menos de 30 meses de idade dos testes para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, o último sinal de pressão dos EUA para que o Japão reduza os padrões de testes.
Sob intensa pressão, o Japão deu em março um passo em direção à retirada da barreira imposta à carne bovina dos EUA após o governo ter obtido aprovação para seus planos de reduzir sua política de testes de todos os bovinos para EEB.
A Comissão de Segurança Alimentar do Japão concluiu em 28 de março uma discussão de cinco meses sobre a permissão do governo de excluir os bovinos de menos de 21 meses de idade dos testes de EEB. O requerimento do governo dos EUA foi feito por uma carta enviada à Comissão de Segurança Alimentar do Japão.
Apesar de dois casos preliminares de EEB em bovinos com idade de 21 e 23 meses descobertos recentemente no Japão, os EUA querem que a idade mínima para testes aumente para 30 meses. Nenhuma autoridade internacional confirmou essas duas descobertas, disse a carta, e a idade precisa ser aumentada para que o Japão siga rumo à “harmonização com as práticas internacionais”.
Fonte: ObviousNews.com e MeatingPlace.com (por Pete Hisey), adaptado por Equipe BeefPoint