FAO – Agricultura Mundial até 2030 – principais pontos
4 de setembro de 2002
Custo da ração afeta lucro de pecuaristas norte-americanos
6 de setembro de 2002

EUA restitui benefícios comerciais a produtos argentinos

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, restituiu na semana passada à Argentina importantes benefícios comerciais perdidos nos últimos anos ao incorporar 57 produtos – a maioria deles relacionada a couros, milho e derivados de carne – à lista de artigos que podem entrar no mercado norte-americano sem pagar tarifas de importação.

Esta medida, que entrará em vigor 15 dias após sua publicação no diário oficial norte-americano, se soma a outra, também divulgada na semana passada, que estabelece um período de revisão rápida para nove produtos argentinos que podem ser incorporados ao sistema geral de preferência (SGP), ou seja, que alcancem o benefício de acesso ao mercado sem pagar tarifas.

A restauração destas vantagens “promoverá o crescimento na Argentina outorgando novas oportunidades de comércio”, afirmou um dos porta-vozes da Casa Branca, Michael Anton, ao anunciar a resolução firmada por Bush.

Esta medida representa um forte sinal político da administração republicana de assistência à Argentina, quando as negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) entraram em um período de paralisação. Esta medida comercial equivale para a Argentina à recuperação dos benefícios perdidos nos últimos anos, em especial em 1997, quando o presidente Bill Clinton penalizou o país com a aprovação da lei de patente, reduzindo à metade os artigos incluídos no sistema geral de preferências. No último ano, a Argentina vendeu produtos aos EUA por US$ 126 milhões, utilizando o SGP.

A lista, divulgada na semana passada, inclui principalmente bens como couros e produtos derivados, milho, sorgo, preparados de carne e produtos de joalheria, em especial, prata e ouro. A maioria deles, como é o caso dos couros, não tem limitações, já que não há cotas de importação.

Fonte: La Nación (por Jorge Rosales), adaptado por Equipe MilkPoint

Os comentários estão encerrados.