O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou na segunda-feira a retirada parcial de sua barreira de quatro anos às importações de carne bovina do Japão, enquanto comemorava a decisão do Japão de retomar as importações de carne bovina norte-americana após uma barreira de dois anos.
A Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF) disse que o primeiro envio de carne bovina dos EUA deixará Denver no sábado e chegará no Aeroporto Internacional Narita no domingo, onde haverá uma cerimônia com a presença do Embaixador dos EUA, Thomas Schieffer, no marco da reabertura do mercado japonês.
A medida dos EUA permite importações de cortes inteiros sem osso de carne bovina do Japão sob certas condições, incluindo a remoção de materiais potencialmente perigosos, incluindo cérebro e medula espinhal.
A carne bovina japonesa, incluindo a mais procurada Kobe beef, representa somente uma pequena porção do mercado dos EUA. O Japão, por outro lado, era o maior importador de carne bovina dos EUA antes da barreira ser imposta, com as exportações ao Japão totalizando US$ 1,4 bilhão em 2003, de acordo com o USDA.
Fonte: The Japan Times, adaptado por Equipe BeefPoint