Apesar da presença de abalos sísmicos secundários e de milhares de pessoas deslocadas, o escritório da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF) do Japão continua com a vasta maioria de seus programas no terceiro maior mercado de carne bovina do país.
Apesar da presença de abalos sísmicos secundários e de milhares de pessoas deslocadas, o escritório da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF) do Japão continua com a vasta maioria de seus programas no terceiro maior mercado de carne bovina do país.
O vice-presidente de marketing da USMEF, Greg Hanes, disse que, embora tenham sido feitos alguns ajustes, “a maioria de nossos programas está sendo conduzida como planejado. A maioria dos locais em áreas muito populosas onde temos nossos programas de parceria agendados se recuperou substancialmente do terremoto. Poucos eventos mudaram da região de Tohoku para áreas menos afetadas pela devastação, mas a abordagem da USMEF permanecerá sem mudanças”.
A rede varejista Aeon se uniu com a USMEF em uma promoção conjunta de produtos de carne bovina e suína na região de Yamanashi. “A promoção da carne bovina faz parte da campanha da USMEF-Japão ‘We Care’, que tem sido o tema da campanha sobre a imagem da carne bovina dos Estados Unidos no Japão desde 2006”.
A USNEF utilizou um amplo suporte da indústria para as promoções na rede Aeon, com os fundos vindo de várias organizações como Iowa Beef Industry Council, Iowa Corn Promotion Board, Iowa Corn Growers Association, United Soybean Board, Minnesota Soybean Board, Ohio Soybean Council, Kentucky Corn Board e USDA Market Access Program (MAP).
A USMEF também tem se envolvido ativamente nos esforços de ajuda no Japão, coletando mais de US$ 500.000 para uso em ajuda alimentícia para as pessoas afetadas pelo desastre. Além disso, a organização vê um desafio maior no suporte da revitalização da economia do Japão.
“Baseado em nossa experiência no Japão após o terremoto de Kobe em 1995, vemos um padrão onde o consumidor japonês tradicionalmente conservador pode ser direcionado para gastos ainda mais conservadores em um futuro próximo. Eles estão enfrentando um aumento proposto de tarifas para ajudar a financiar os esforços de recuperação; o medo de repetidos abalos sísmicos secundários ao terremoto, que está levando as pessoas a saírem de casa; preocupações sobre a contaminação nuclear”, disse o presidente e diretor executivo da USMEF, Philip Seng.
Em conversas com executivos japoneses em redes varejistas e de foodservice líderes de mercado, Seng disse que a mensagem mais consistente que tem ouvido é que os consumidores precisam ser atraídos para voltar a jantar e comprar. Esses gastos ajudarão a impulsionar a recuperação econômica e a suportar a recuperação.
A USMEF está trabalhando com a Higashiyama Foodservice, operadora de uma rede de restaurantes yakiniku (churrasco japonês) em Sendai, para conduzir distribuição gratuita de carne bovina e suína dos Estados Unidos. A própria Higashiyama Foodservice foi afetada pelo desastre, mas decidiu distribuir refeições para ajudar a melhorar o estado emocional das pessoas na área prejudicada, e a USMEF tem apoiado isso.
A USMEF também tem apoiado o Chef-1, um projeto conduzido por chefes de cozinha populares a distribuir refeições grátis em três locais em Chiba, município na região de Tóquio/Kanto que foi bastante afetado pelo terremoto e pelo tsunami. A USMEF está doando localmente carne bovina comprada nos Estados Unidos para sanduíches que serão preparados por cinco chefes participantes. O Chef-1 fornecerá centenas de porções de sanduíches de carne assada e massa ao molho de carne.
A reportagem é do Thebeefsite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.