Análise Semanal – 20/04/2005
20 de abril de 2005
3º Simpósio Cotrisal da Carne Bovina – A comercialização
25 de abril de 2005

EUA: seminários divulgam carne nas Filipinas e Indonésia

A Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF), localizada em Denver, Colorado, demonstrou a alta qualidade da carne vermelha e de frango dos EUA ensinando chefes de cozinha sobre os cortes e as preparações dos produtos norte-americanos. O objetivo do projeto é inserir esses produtos no cardápio dos restaurantes das Filipinas e da Indonésia.

“Os chefes se tornaram confortáveis com os novos métodos de cortes e preparação de receitas para a carne dos EUA”, disse o diretor da USMEF ASEAN (Associação das Nações do Sudeste da Ásia), Eric Choon. “Eles estão impressionados com a qualidade da carne bovina norte-americana e motivados a usar essa carne nos pratos em seus restaurantes”.

Dois seminários nas Filipinas e um na Indonésia em março persuadiram sete restaurantes a adicionar carne bovina dos EUA a seus cardápios. Os chefes começaram a servir cortes exibidos nos seminários aos chefes, como lombinho e costela.

O USMEF forneceu gráficos de carnes, livretos de informações e cartões de receitas aos chefes participantes para ajudá-los a transmitir os métodos e receitas que aprenderam para o restante da equipe.

As apresentações de vídeo “Tradição Americana de Carnes” e “Guia de Carne Bovina para Chefes e Operadores de Foodservice” ajudaram a educar os participantes sobre a alta qualidade, segurança, versatilidade e sabor superior da carne dos EUA.

Os seminários, financiados pelos programas de promoção de carne bovina e suína – que contam com a colaboração dos próprios produtores de carne do país – além do Programa de Acesso a Mercados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) são partes integrantes da estratégia na região da ASEAN para recuperar importadores e negócios no varejo para a carne bovina dos EUA e expandir as exportações de carne suína.

As Filipinas e a Indonésia reabriram seus mercados à carne bovina dos EUA no verão passado após terem fechado suas fronteiras em dezembro de 2003 devido a um único caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) registrado em Washington.

Onze importadores participaram do seminário em Manila, capital das Filipinas, patrocinado em parte pelo importador de carne bovina dos EUA, ELT Enterprises, enquanto 15 importadores participaram do seminário em Jakarta, Indonésia, patrocinado em parte pelos importadores líderes do país, PT Indoguna Utama e PT Sukanda Djaya.

“Os importadores apreciaram a oportunidade do seminário da USMEF organizado para fazer novos contatos com os participantes do seminário”, disse Choon. “O retorno que nós temos recebido tem mostrado a importância da assistência da USMEF à carne dos EUA na região ASEAN”.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.