O presidente do Comitê de Agricultura do Senado dos Estados Unidos, Tom Harkin, disse na sexta-feira que a série de massivos recalls de alimentos contaminados neste verão está apoiando a necessidade de reforma do “quebrado” sistema federal de segurança dos alimentos.
Grandes companhias, como a ConAgra Foods Inc., Smithfield Foods Inc. e, mais recentemente a Cargill Inc., fizeram recolhimentos de alguns produtos derivados de carne bovina devido às preocupações de que estes alimentos pudessem estar contaminados com uma bactéria potencialmente letal.
“Estes repetidos recolhimentos de carnes deixam claro que nosso sistema de segurança dos alimentos está quebrado”, disse o senador. Harkin pretende organizar audiências no comitê sobre o assunto quando o Congresso retornar após as eleições de novembro. “É necessário promover reformas e eu repito minha solicitação ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e à administração”.
Harkin solicitou às autoridades do USDA que reforcem as regulamentações de segurança dos alimentos. Isto inclui o poder de punir companhias que comercializem alimentos não seguros através de multas civis, e a autoridade de recolher os alimentos suspeitos de contaminação. Atualmente, o USDA pode somente estimular uma companhia a fazer isso ou ameaçar retirar os inspetores federais de carne das fábricas que se recusam a cooperar.
A administração de Bush disse que não há a necessidade de uma autoridade adicional. Ao invés disso, o governo norte-americano reforçou suas regulamentações de segurança dos alimentos nas fábricas de carne.
O USDA fechou na quinta-feira passada uma fábrica de carne bovina da Cargill em Wisconsin que foi relacionada a um surto de E.coli O157:H7, que acometeu pelo menos 57 pessoas. A companhia recolheu quase 1,361 milhão de quilos de carne bovina moída devido a este surto.
Em julho, a ConAgra promoveu seu segundo maior recolhimento de carne bovina, retirando quase 8,618 milhões de quilos de carne devido às preocupações relacionadas à E.coli. No mês passado, uma fábrica da Smithfield na Pennsylvania recolheu mais de 90,718 mil quilos de carne bovina moída.
Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint