O secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, anunciou os princípios de guia para desenvolvimento de uma parceria pública/privada do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que capacita o setor privado a manter dados sobre movimentos animais como parte do Sistema Nacional de Identificação Animal (National Animal Identification System – NAIS).
“Nós estamos satisfeitos com o crescente suporte ao sistema de identificação animal, com mais de 100 mil áreas agora registradas”, disse Johanns. “Nós estamos ansiosos para trabalhar junto com a indústria uma vez que eles desenvolvem e mantêm banco de dados que contêm informações sobre os movimentos animais. Após ouvir as preocupações dos produtores referentes à confiabilidade, nós previmos um sistema que permite que essas bases de dados alimentem um único e privado depósito que possamos acessar”.
Os quatro princípios de guia para o NAIS do USDA são os seguintes:
1- O sistema precisa ser capaz de permitir o rastreamento de animais do ponto de origem ao processamento dentro de 48 horas sem sobrecarga desnecessária sobre os produtores e outros acionistas;
2- A arquitetura do sistema precisa ser desenvolvida sem aumentar desnecessariamente o tamanho e o papel do Governo;
3- O sistema precisa ser flexível o suficiente para utilizar tecnologias existentes e incorporar novas tecnologias de identificação à medida que essas forem desenvolvidas;
4- Os dados de movimentos de animais precisam ser mantidos em sistemas privados que possam ser prontamente acessados quando necessário pelas autoridades de saúde animal estaduais e federais.
O USDA solicitou consultas públicas no NAIS através de uma série de formas, incluindo a formação de um sub-comitê especial sob o Comitê Conselheiro em Doenças Animais Estrangeiras e de Aves da Secretaria, uma série de audiências em todo o país em 2004, e um documento publicado para comentário público em maio de 2005.
A resposta pública indica um amplo suporte ao sistema para rapidamente rastrear animais potencialmente expostos na ocorrência de surtos de doenças animais. A maioria dos produtores que responderam também foi favorável ao sistema que permite que os dados de movimentos animais sejam mantidos de forma privada.
Oficiais do USDA estarão programando uma reunião com o setor em breve para esclarecer as expectativas para o sistema privado de rastreamento e discutir os requerimentos dos usuários e as especificações do sistema.
Uma vez que esteja totalmente implantado, o NAIS aumentará os esforços para responder de forma mais rápida e efetiva a doenças animais intencionalmente ou não intencionalmente introduzidas.
Fonte: Anguselist.com e USDA, adaptado por Equipe BeefPoint