O USDA divulgou em 30 de junho o estoque de carne congelada em maio, que registrou um salto em relação à quantidade armazenada no mesmo período do ano passado. O USDA informou que 197 mil toneladas do produto estavam estocadas, em comparação com 144 mil no mesmo período do ano passado. O total dos estoques no mês anterior subiu inclusive em relação ao mês de abril.
O aumento de maio foi “um ligeiro incremento contra-sazonal”, disse Jim Robb, economista do setor agrícola do Livestock Marketing Information Center. Para ele, o total de março a maio de 2005 foi baixo, mas na realidade está apenas um pouco acima da média. Como referência, a média de carne bovina no freezer, no dia 31 de maio, foi de cerca de 177 mil toneladas.
Qualquer que tenha sido a causa do aumento armazenado, o salto é suficiente para fazer com que alguns analistas indaguem se teria algo a ver com o declínio da demanda de carne bovina. David Hales, da Hales Cattle Letter, de Amarillo, Texas, não soube apontar a causa, mas disse que a produção de carne bovina é suficientemente elevada, este ano, para pensar que um pequeno declínio da demanda poderia ser suficiente para reforçar os estoques. A notícia é da Gazeta Mercantil, com informações da agência Dow Jones Newswires.