O secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, anunciou que uma equipe técnica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) deverá se reunir com oficiais do governo do Japão nos dias 28 e 29 de março para responder as questões sobre o envio de carne de vitelo contendo material proibido ao Japão, interceptado em janeiro.
A equipe deverá pressionar pela reabertura do mercado japonês à carne bovina norte-americana, segundo reportagem de John Gregerson para o site MeatingPlace.com.
Johanns determinou uma equipe técnica para se reunir com oficiais japoneses após o Japão ter dito que aceitaria receber os especialistas do USDA. A equipe será liderada pelo vice-secretário do USDA para programas de marketing e regulamentação, Chuck Lambert, e incluirá representantes do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (Food Safety and Inspection Service – FSIS), do Serviço de Marketing Agrícola (Agriculture Marketing Service – AMS), do Serviço Agrícola Externo (Foreign Agriculture Service – FAS) e do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Animal and Plant Health Inspection Service – APHIS).