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EUA: USMEF quer conquistar consumidores do México

Apesar de o México ser tradicionalmente um dos maiores mercados de exportação das carnes e produtos derivados de carne dos Estados Unidos, pesquisas de mercado revelaram que os consumidores mexicanos estão tendo maior discernimento com relação às suas escolhas na compra de alimentos. Segundo estas pesquisas, atualmente, os consumidores deste país estão fazendo suas escolhas de compra dos alimentos baseadas nas necessidades nutricionais da família, no sabor e nos custos.

Para se comunicar efetivamente com esta crítica audiência de consumidores, a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Export Federation – USMEF) escolheu a celebridade da televisão mexicana, Luz Blanchet – conhecida por milhões de mexicanos como a popular e cativante apresentadora de um programa matinal de TV. Blanchet é vista pelo público mexicano como uma inteligente e talentosa mulher hispânica que se importa com sua família ao fazer escolhas de alimentos saudáveis.

A USMEF lançou, então, uma campanha mostrando Blanchet no novo logotipo do selo designado a informar o valor nutricional e a segurança das carnes dos EUA. Similar ao selo presente nas carnes dos EUA, que denota a aprovação do alimento pelo Departamento de Agricultura do país (USDA) – cujo slogan é “Aprovado pelo USDA” – e é bastante familiar entre os norte-americanos, o selo feito pela USMEF incorpora as cores da bandeira nacional do México com o slogan “Se alimente de forma saudável com carne bovina e suína Americana”.

A USMEF lançou várias propagandas no México divulgando esta nova campanha, através de outdoors, revistas e programas populares da televisão mexicana entre as mulheres. Alguns anúncios mostram Blanchet dizendo que adora a carne dos EUA devido a seus baixos níveis de gordura e colesterol, e devido à sua habilidade de lhe fazer se sentir forte e vigorosa. Outros anúncios mostram a estrela mexicana apreciando uma deliciosa refeição feita com carne bovina e suína dos EUA. Ainda, outras propagandas reforçam o fato da carne dos EUA ser um prazer que deve ser apreciado sem culpa; ela permite que o consumidor se mantenha magro e saudável enquanto aprecia um grande sabor.

Na televisão, alguns anúncios mantiveram seu foco nos níveis de zinco, ferro e proteína presentes na carne dos EUA, que podem ser benéficos nutricionalmente para crianças em crescimento. Além de confirmadas e enfatizadas por Blanchet, as mensagens da USMEF foram conduzidas pela nutricionista Julieta Ponce e por renomados chefes de cozinha do México, em muitos anúncios divulgados na TV e na imprensa escrita.

As respostas a esta campanha foram analisadas após a exposição das campanhas publicitárias, e a atividade da USMEF provou ter conseguido uma resposta de sucesso. Entre as mulheres que faziam parte do público-alvo da campanha, 64% disseram que acharam os comerciais de TV “Muito Interessantes” e 32% disseram que os acharam “Bons”. Quando lhes foi perguntado: “O que você acha da qualidade da carne norte-americana”, 87% das mexicanas responderam “Boa” e 8%, “Média”.

Talvez, a resposta mais reveladora desta pesquisa esteja relacionada à pergunta: “Você compraria carne dos EUA agora?”, à qual 78% das mulheres responderam “Sim” e 21% responderam que “Já compra este produto regularmente”, sendo que somente 2% responderam “Não” ou “Depende do preço”.

A pergunta final feita às mulheres do México foi: “Você tem confiança nas informações fornecidas pela USMEF”. A esta pergunta, 100% das consumidoras que viram os anúncios responderam “Sim”. Fica claro que as mensagens positivas da campanha da USMEF, bem como o histórico seguro das carnes dos EUA criaram uma impressão positiva nos consumidores mexicanos.

De acordo com estatísticas do USDA, de janeiro a outubro de 2002, o México se tornou o maior importador de carne bovina dos EUA (incluindo cortes menos convencionais) em volume. O México tirou a posição de número 1 do Japão, onde o consumo foi duramente afetado após casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da “vaca louca” terem sido descobertos em rebanhos do país. As exportações totais de carne bovina dos EUA ao México nos 10 primeiros meses de 2002 aumentaram 16% em volume com relação aos 10 primeiros meses de 2001. Estas exportações (incluindo cortes variados de carne bovina), de janeiro a outubro de 2002, foram de 291,481 mil toneladas, contra 250,377 mil toneladas exportadas no mesmo período de 2001, e atingiram o valor de US$ 717 milhões.

O valor total das exportações de carne bovina e suína dos EUA ao México de janeiro a outubro de 2002 foi de US$ 928,6 milhões.

Foto: Luz Blanchet (fonte: TV Azteca)

Fonte: MeatPoultry.com, adaptado por Equipe BeefPoint

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