O relatório de inventário de gado do meio do ano dos EUA confirmou que os números de gado continuam diminuindo e não há indicação significativa de reconstrução do rebanho até agora. Apesar dos preços acentuadamente mais altos do gado neste ano, não há dados que sugiram a retenção de novilhas ou diminuição suficiente no abate de vacas de corte para iniciar a expansão do rebanho, embora os dados semanais de abate mais recentes sejam encorajadores.
O processo até agora é consideravelmente mais lento do que a expansão do rebanho depois que a seca em 2011-2013 levou os estoques de gado a uma baixa cíclica em 2014. Existem várias razões pelas quais os produtores estão se movendo de forma mais lenta e cautelosa até agora.
Seca contínua
A seca contínua ainda é um problema em regiões importantes da pecuária. Embora a seca provavelmente não esteja causando uma grande liquidação adicional de rebanhos de uma perspectiva de mercado mais ampla, certamente está impedindo a expansão do rebanho nessas áreas afetadas pela seca.
Recuperação da seca
Pastos e pastagens em locais recentemente emergidos da seca precisam de tempo para cicatrizar após 2-3 anos de danos causados pela seca e estresse. Os suprimentos de feno estão esgotados e devem ser reabastecidos. Muitas regiões ainda são vulneráveis à seca e há incerteza de que a produção de forragem possa permanecer restrita.
Recuperação financeira
Muitas operações de gado sofreram considerável estresse financeiro devido à seca e altos custos de insumos. A necessidade de curto prazo para obter retornos imediatos dos preços mais altos do gado pode estar causando vendas contínuas de novilhas e vacas de descarte por enquanto.
Incerteza do custo dos insumos
Altos e, em muitos casos, recordes, os preços dos insumos foram um desafio especial em 2022. Os preços recordes do feno e os custos elevados de ração suplementar tiveram um grande impacto nas regiões de seca. Custos recordes ou quase recordes de fertilizantes, produtos químicos e combustíveis têm sido um desafio significativo para os produtores, especialmente em regiões de pastagens introduzidas. Embora alguns preços de insumos tenham moderado em 2023, a incerteza dos preços dos insumos fez com que os produtores reagissem com cautela aos preços mais altos do gado.
Taxas de juros
Não apenas os custos dos insumos estão mais altos, mas as taxas de juros acentuadamente mais altas criam um clima econômico diferente que pode moderar o ritmo de expansão do rebanho em comparação com o período 2014-2019. Custos financeiros mais altos serão um fator muito mais significativo, já que os custos de reprodução de novilhas e vacas aumentarão nos próximos meses.
Expectativas do produtor
Todos os fatores acima contribuem para o cenário econômico do setor e passam a fazer parte das expectativas do produtor que são a chave para a recomposição do rebanho. Até que um número suficiente de produtores de bezerros antecipem retornos suficientes por um período de tempo suficientemente longo, a expansão do rebanho será moderada.
Enquanto isso, a oferta de gado continuará apertada. Os preços de mercado para bezerros e gado de engorda continuarão aumentando, à medida que o mercado oferecer mais incentivos de preço que eventualmente fortalecerão as expectativas do produtor e impulsionarão a expansão do rebanho. É provável que esse processo comece para valer no restante de 2023 e em 2024.
Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.