Atacado – 26/12/08
26 de dezembro de 2008
Efeitos do manejo de desmama sobre o desempenho e o retorno econômico de bovinos confinados
30 de dezembro de 2008

EUA: venda de carne orgânica deve crescer em 2009

O ritmo de crescimento das vendas de alimentos orgânicos pode ter desacelerado um pouco, mas os produtos orgânicos - especialmente carnes vermelhas e de aves - ainda estão seguindo uma tendência de alta, de acordo com a Associação de Comércio de Orgânicos (Organic Trade Association - OTA), dos Estados Unidos.

O ritmo de crescimento das vendas de alimentos orgânicos pode ter desacelerado um pouco, mas os produtos orgânicos – especialmente carnes vermelhas e de aves – ainda estão seguindo uma tendência de alta, de acordo com a Associação de Comércio de Orgânicos (Organic Trade Association – OTA), dos Estados Unidos.

Para ajudar a promover esta progressão positiva, a OTA recentemente lançou uma extensiva iniciativa de marketing que visa alcançar mais de 25 milhões de consumidores somente em 2009.

De acordo com a redatora sênior da OTA, Bárbara Haumann, desde que os padrões nacionais de orgânicos foram implementados em outubro de 2002 nos EUA, a OTA quer implementar uma campanha de marketing para ajudar os consumidores a entender melhor o valor da agricultura orgânica e de seus produtos. Entretanto, grande parte dos esforços da OTA nos últimos quatro anos centrou-se em buscar provisões para a agricultura orgânica na última lei agrícola do país. Estes esforços estão agora sendo recompensados. Como resultado, a OTA está sendo capaz de devotar recursos para o marketing dos produtos orgânicos.

Os setores de carnes vermelhas e de aves orgânicas são as categorias de mais rápido crescimento nas vendas de orgânicos, disse ela, e a OTA prevê que o interesse dos consumidores por esses produtos continuará alto. As operações de foodservice estão cada vez mais oferecendo carnes orgânicas, como resultado da demanda dos consumidores por esses produtos quando comem fora de casa.

Além disso, os esforços de marketing que explicam mais sobre o valor dos produtos orgânicos, incluindo as carnes, estimularão mais consumidores a escolherem esses produtos. Isso porque a OTA disse que os consumidores podem estar preocupados com o preço das carnes orgânicas e que uma boa campanha educacional ajudará os consumidores a entender os valores associados com a produção de carnes orgânicas.

Uma pesquisa da OTA de 2007 projetou que as vendas de carnes vermelhas e de aves orgânicas cresceriam pelo menos 27%, em média, por ano de 2007 a 2010. Um fator importante para isso é ter mais produtores fornecendo carne orgânica e processadoras certificadas para o processamento nos padrões orgânicos.

Em 2009, o que contribuirá com as vendas será o sucesso dos esforços locais e estaduais em estimular mais produtores a se converter em orgânicos. A lei agrícola de 2008 inclui passos para ajudar os produtores nesta conversão. Além disso, a OTA continuará enfatizando as mensagens para os consumidores sobre o valor dos produtos orgânicos.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.