Apesar da maioria dos consumidores terem apertado seus cintos devido à recessão econômica, existem alguns sinais positivos nas vendas de carnes frescas vermelhas e brancas no varejo nos Estados Unidos, de acordo com uma nova pesquisa divulgada durante a Worldwide Food Expo.
Apesar da maioria dos consumidores terem apertado seus cintos devido à recessão econômica, existem alguns sinais positivos nas vendas de carnes frescas vermelhas e brancas no varejo nos Estados Unidos, de acordo com uma nova pesquisa divulgada durante a Worldwide Food Expo.
Merrill Shugoll, da Shugoll Research, e Michael Uetz, da Midan Marketing, focaram no que os consumidores disseram sobre as compras de carnes e nos dados de vendas. Suas descobertas cobriram uma pesquisa online com 500 compradores dos EUA em janeiro de 2009 e setembro de 2009, bem como dados do FreshLook Marketing.
Dois terços dos consumidores pesquisados disseram que seus padrões de compras mudaram de alguma forma devido à recessão econômica. Comportamentos específicos incluíram compras de mais itens em promoção, comprando itens mais baratos e buscando os melhores preços. “Essencialmente, eles observaram o valor”, disse Shugoll. “Essa foi a principal resposta”.
Ele disse que apesar de 2% dos participantes da pesquisa terem dito que em setembro compraram menos carnes vermelhas e brancas por causa da recessão, 5% disseram a mesma coisa em janeiro, indicando estabilização nos padrões e compras.
Entre aqueles que disseram que compraram menos carnes, as razões para isso incluem a compra de cortes mais baratos, a compra de produtos em promoção e o uso de menores quantidades de carnes em suas receitas.
Os dados de vendas foram mais encorajadores, com Uetz destacando um aumento de 12,3% nos volumes totais de carnes frescas vermelhas e brancas compradas no terceiro trimestre de 2009 com relação ao mesmo período de 2008.
Outras tendências encontradas por Shugoll e Uetz incluíram:
– A carne de frango foi a maior vencedora no varejo graças principalmente aos preços competitivos;
– Os consumidores estão voltando aos varejistas convencionais para comprar carnes, apesar dos grandes mercados também estarem se saindo bem como uma opção secundária para as compras de carnes;
– Os consumidores compraram mais de todas as carnes com marcas no ano passado.
“Nós não voltamos ao negócio como antes”, disse Uetz. “Os consumidores estão observando o valor e isso provavelmente continuará”.
A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.