O crescimento na categoria de alimentos orgânicos continuará ultrapassando de longe o crescimento nas vendas de alimentos em geral. Uma nova pesquisa com mais de 200 processadores, distribuidores e varejistas de produtos orgânicos feita pela Associação Comercial de Orgânicos (OTA, sigla em inglês) mostra um crescimento geral na categoria de orgânicos, incluindo ítens não alimentícios, de 17,1% de 2007 para 2008, enquanto o crescimento das vendas de alimentos em geral foi de 4,9% no mesmo período. O segmento de carnes vermelhas, de aves e de frutos do mar orgânicos cresceu em 12,1% no mesmo período. As áreas de mais forte crescimento entre os orgânicos foram de pães e grãos (35%) e bebidas (40%).
O crescimento na categoria de alimentos orgânicos continuará ultrapassando de longe o crescimento nas vendas de alimentos em geral. Uma nova pesquisa com mais de 200 processadores, distribuidores e varejistas de produtos orgânicos feita pela Associação Comercial de Orgânicos (OTA, sigla em inglês) mostra um crescimento geral na categoria de orgânicos, incluindo ítens não alimentícios, de 17,1% de 2007 para 2008, enquanto o crescimento das vendas de alimentos em geral foi de 4,9% no mesmo período. O segmento de carnes vermelhas, de aves e de frutos do mar orgânicos cresceu em 12,1% no mesmo período. As áreas de mais forte crescimento entre os orgânicos foram de pães e grãos (35%) e bebidas (40%).
O setor de carnes vermelhas, de aves e de frutos do mar “está se tornando um mercado maduro”, disse a porta-voz da OTA, Bárbara Hausmann. “A boa notícia é que ainda existe uma grande quantidade de consumidores interessados nesses produtos”.
As carnes vermelhas orgânicas e de aves continuam sendo uma parte minúscula do mercado geral de carnes – Hausmann disse que os orgânicos contribuem com 0,34% das vendas gerais de carnes vermelhas e brancas, enquanto os alimentos orgânicos em geral contribuem com quase 3,5% do total das vendas de alimentos dos EUA, mais que os menos de 2% de 2003. No entanto, com a evidência de contínuo interesse dos consumidores na categoria, “existe um grande espaço para ganhos”, disse ela. Dentro do segmento, no valor de US$ 448 milhões em 2008, segundo a OTA, o de carne de aves é a maior porção.
Hausmann disse que em 2007 e 2008, os produtores orgânicos enfrentaram faltas de grãos orgânicos certificados, limitando a produção pecuária orgânica e, dessa forma, a produção de carnes orgânicas.
De acordo com a pesquisa da OTA, as vendas de alimentos orgânicos cresceram em 15,8% de 2007 a 2008, enquanto o crescimento na categoria não alimentícia – 6,7% das vendas totais -, incluindo suplementos vitamínicos e nutricionais, produtos para cuidados do cabelo, entre outros, foi de 39,4%.
A reportagem é do MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.