Apesar das difíceis condições econômicas, o Caribe foi um mercado excelente para a carne bovina dos Estados Unidos em 2009. Sendo assim, a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF) está trabalhando em suas estratégias de marketing na região para ajudar os varejistas e operadores de foodservice a lidar com as difíceis condições econômicas resultantes em grande parte de um nível de incerteza na atividade turística, disse a representante da USMEF no Caribe, Elizabeth Wunderlich.
Apesar das difíceis condições econômicas, o Caribe foi um mercado excelente para a carne bovina dos Estados Unidos em 2009. Sendo assim, a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF) está trabalhando em suas estratégias de marketing na região para ajudar os varejistas e operadores de foodservice a lidar com as difíceis condições econômicas resultantes em grande parte de um nível de incerteza na atividade turística, disse a representante da USMEF no Caribe, Elizabeth Wunderlich. Ela disse que, nessas circunstâncias, é importante para os varejistas maximizar o número de Stock Keeping Unit (SKU) – em português, Unidade de Manutenção de Estoque (designa os diferentes itens do estoque, estando normalmente associado a um código identificado) – que possam ser derivados das carnes existentes e para que os operadores de foodservice tenham cortes versáteis que possam ser usados para uma variedade de itens do cardápio.
Ela disse que estão pegando os estoques existentes de carnes e mostrando novas idéias de comercialização – “como obter mais SKUs a nível de supermercados e como obter mais idéias de cardápios para o mesmo corte. Uma das tendências que se vê é que as pessoas não querem estocar muitos produtos. Eles querem um produto simplificado”.
“Essa é realmente nossa estratégia para 2010. Nossos seminários serão focados naquilo que chamo de ‘bail-out cuts’ (em português, cortes de salvação), que podem ajudar a reduzir os custos com alimentos, mas ainda manter a categoria de carnes de alta qualidade”.
A USMEF também está envolvida em um esforço cooperativo com o Conselho de Carne Bovina do Texas, fornecendo treinamento especializado para os representantes de vendas no Caribe de forma que eles possam ficar melhor capacitados para vender cortes alternativos de carne bovina dos Estados Unidos, disse Wunderlich.
“Vamos ensiná-los como aumentar seu nível de conforto com nossos produtos, especialmente produtos que eles não conhecem. Isso os ajuda a ser mais bem sucedidos, aumentar suas vendas e movimentar estoques de alguns desses cortes que estão além dos cortes médios que eles podem competir porque sua competição pode não estar incluindo esses cortes”.
A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.