Com uma variedade cada vez maior de cortes de carne bovina dos Estados Unidos sendo exportados ao Oriente Médio, EUA lançou campanha educacional no varejo visando aumentar o conhecimento dos clientes sobre os cortes subutilizados e outros produtos de carne bovina norte-americana.
Com uma variedade cada vez maior de cortes de carne bovina dos Estados Unidos sendo exportados ao Oriente Médio, a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF, sigla em inglês) recentemente lançou uma campanha educacional no varejo visando aumentar o conhecimento dos clientes sobre os cortes subutilizados e outros produtos de carne bovina norte-americana que são relativamente novos nessa região.
Representantes da USFMEF visitaram redes varejistas na Arábia Saudita, em Bahrain e no Líbano, estimulando esses estabelecimentos a oferecer uma variedade maior de cortes e participar das promoções da carne norte-americana. Esse esforço foi apoiado pelo Programa Beef Checkoff e pelo Programa de Acesso a Mercados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A Tamimi Markets-Safeway é uma rede local com 14 lojas na Arábia Saudita. A rede foi lançada em 1979, com a abertura de seu primeiro supermercado moderno, estilo ocidental. As lojas atendem a famílias locais e estrangeiras com níveis de renda média a alta. A Tamimi já tem uma linha sólida de cortes de carne bovina dos Estados Unidos, incluindo filé mignon, T-bones, ribeye e costela. Porém, com as lojas também oferecendo produtos da Europa, Austrália e Nova Zelândia, existe potencial para uma variedade maior de cortes dos Estados Unidos.
A carne bovina dos Estados Unidos foi recentemente destacada nos guias de compra da Tamimi, que são distribuídos em toda a Arábia Saudita, para promover ofertas especiais e introduzir novos itens, além de ter sido promovida em um anúncio de página inteira em jornal regional.
Um dos maiores varejistas da Arábia Saudita, a Al Azizia Panda, pertencente à Savola Group, opera 124 supermercados e hipermercados. Os produtores dos Estados Unidos oferecidos nessas lojas são principalmente as variedades processadas, incluindo salames, salsichas e pastrami. Embora o compromisso da Al Azizia Panda com os produtos processados dos Estados Unidos sejam encorajadores, a expansão para cortes frescos de carne bovina aumentaria suas opções de carne. Essa mensagem foi reforçada durante visitas educacionais.
Também na Arabia Saudita, a Sarawat Superstores pertencente ao Arabian Food Supplies, possui quatro supermercados Sarawat e vendem uma quantidade substancial de peito e rosbife, junto com outros cortes de carne bovina, de vitela e de cordeiro dos Estados Unidos. Porém, as lojas atualmente estão vendendo uma variedade maior e um volume maior também de cortes brasileiros, de forma que eles representam uma meta promissora para alternativas de preços competitivos para os Estados Unidos.
Em Bahrain, a rede Jawad Supermarkets é considerada pioneira no negócio varejista – especialmente pelo desenvolvimento de sua marca própria de alta qualidade, a Jawad Value. A companhia com dois supermercados tradicionais, cinco outlets Jawad Express e uma rede de 25 mini mercados e lojas de conveniência que ficam abertas 24 horas por dia, sete dias por semana. As lojas atualmente oferecem alguns cortes de carne bovina dos Estados Unidos, como filé mignon, contrafilé, lombo e hambúrgueres, junto com refeições prontas. Representantes da USMEF vêem uma oportunidade para expansão da carne bovina dos Estados Unidos nessas lojas, que oferecem uma linha similar de cortes brasileiros, bem como de produtos de vitela da Índia.
A rede Spinney’s, do Líbano, é uma das redes de supermercados mais refinados em toda a região do Oriente Médio, operando supermercados e hipermercados no Líbano, Egito, Qatar e Jordânia, e nos Emirados Árabes Unidos através de acordos de franquia. Seis lojas da Spinney’s já operam no Líbano, com uma nova loja devendo ser aberta logo. As lojas oferecem uma seleção impressionante de produtos processados e de marca dos Estados Unidos, com excelente potencial para futuro crescimento.
“A expansão da classe média do Oriente Médio, bem como seu excelente crescimento econômico têm um grande potencial para a carne bovina dos Estados Unidos no setor de varejo”, disse o diretor regional para Europa, Rússia e Oriente Médio da USMEF, John Brook. “Porém, a região é altamente competitiva e, portanto, é muito importante alcançar os varejistas e os educá-los sobre os produtos dos Estados Unidos que podem adicionar variedade e qualidade aos seus departamentos de carne e ajudar em suas vendas”.
Até outubro, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos (incluindo miúdos) ao Oriente Médio já alcançaram novos recordes anuais em volume (145.457 toneladas) e em valor (US$ 287,7 milhões) – aumentos de 39% e 44%, respectivamente, com relação ao ano anterior.
A reportagem é da USMEF, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.