Nova Zelândia: USDA prevê crescimento das exportações
3 de novembro de 2006
Grupo Gerdau lança Manual Prático de Montagem de Cercas na internet
7 de novembro de 2006

EUA: Whole Foods lança rótulo de bem-estar animal

O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo, Whole Foods Market, lançará nos Estados Unidos uma linha de carnes com rótulos comunicando "compaixão animal", que indica que os animais foram criados de forma humana até o abate.

O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo, Whole Foods Market, lançará nos Estados Unidos uma linha de carnes com rótulos comunicando “compaixão animal”, que indica que os animais foram criados de forma humana até o abate.

A decisão da Whole Foods de usar novos rótulos surgiu com o crescente número de varejistas nos EUA que estão colocando afirmações similares de bem-estar animal nas embalagens de carnes e ovos, incluindo “criado livre”, “certificado humano”, “livre de gaiolas” e “pasto livre”. No entanto, apesar de os rótulos de bem-estar animal estarem crescendo, “ainda não está claro se têm apelo a outras pessoas que não um nicho de mercado de amantes dos animais, particularmente porque as carnes e os ovos são até duas vezes mais caras do que os produtos que não têm essa rotulagem.

Observadores do setor concordam que o aumento nos rótulos de bem-estar animal tem sido direcionado em grande parte por organizações de direitos animais. O governo dos EUA não regulamenta como os animais devem ser tratados nas fazendas ou verifica os rótulos de bem-estar animal. Entretanto, requer que os rótulos sejam verdadeiros e estabeleceu definições para essas designações de pasto livre, natural e orgânico. A reportagem é de Greg Henderson para a revista Drovers.

0 Comments

  1. Augusto Camarero Rancan disse:

    Espero que isso possa crescer cada dia mais, pois é o mínimo que podemos dar para os animais enquanto estão vivos esperando a morte para nos alimentar.

    Pensem nisso, é uma ótima idéia.

  2. Damaris Cymbalista disse:

    O consumidor se torna cada vez mais informado, há uma tendência de que aspectos associados à imagem e conduta da cadeia de produção de um determinado produto passem a exercer peso sobre sua decisão de compra. Sendo assim, os elos, devem se preocupar com a adoção de atitudes moralmente corretas, como: uso racional de recursos naturais e aplicação dos conceitos de bem-estar animal.

    Produtor que adota esses sistema coloca no mercado um produto diferenciado, e que muitas vezes as pessoas mais preocupadas em consumir um alimento de qualidade não se importam de pagar pelo diferencial.

    Damaris-zootecnista Curitiba-PR