Inaugurado novo terminal para embarque de carne
28 de novembro de 2001
Prorrogada taxação sobre as exportações de wet blue
28 de novembro de 2001

Europa deverá aumentar informações nas etiquetas das carnes

As salsichas, as conservas e os produtos à base de carne da Europa deverão levar, a partir de 2003, um sistema de etiquetas mais preciso, incluindo a quantidade de gordura do produto e a origem da carne, segundo uma medida aprovada nesta semana pela Comissão Européia.

Esta medida restringe a definição de “carne” para os “músculos aderidos ao esqueleto”, o que significa que nem os órgãos dos animais que podem ser consumidos pelas pessoas, como o coração, os intestinos, o fígado, e as gorduras, “poderão ser etiquetados como carne”, explicou a Comissão Européia em um comunicado.

Atualmente, a denominação de “carne” não fazia distinção entre os músculos, a gordura e os órgãos, apesar de os consumidores terem o conceito de que carne refere-se aos músculos.

A medida, para a qual os Estados membros deverão adaptar suas normas nacionais antes de 2003, inclui requisitos “mais precisos” para as etiquetas das salsichas e conservas de carne com o objetivo de melhorar a informação ao consumidor sobre estes produtos, segundo o comissário de Saúde e Proteção aos Consumidores, David Byrne.

Fonte: Agroenlínea, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.