Na seção Estatística, são publicados gráficos elaborados pela Equipe BeefPoint com valores dos principais indicadores da pecuária de corte. Acreditamos que acompanhando e analisando esses dados é mais fácil entender de maneira abrangente o mercado do boi e os acontecimentos que influenciam a cadeia produtiva da carne bovina. Através dos gráficos publicados será possível observar a evolução dos preços do boi gordo e da reposição (indicador Esalq/BM&F), das exportações de carne, abates (IBGE e SIF), entre outros índices que mostram como anda a pecuária de corte nacional e o que podemos esperar para o futuro.
Gráfico 1. Evolução das exportações brasileiras de gado em pé (receita e número de animais exportados), de janeiro de 2006 a março de 2008
0 Comments
Este fato tem permitido um excelente equilíbrio no preço do boi nos estados do Pará e Rio Grande do Sul. Os produtores devem se organizar para evitar qualquer tipo de bloqueio a este comércio, pois isto, só interessaria aos grandes frigoríficos.
Lógico que os frigoríficos são contra as exportações de gado em pé, o produtor sai do jogo do cartel deles e passa a ter mais uma opção de negócio.
O problema é que o governo pode acabar fazendo com os exportadores de boi em pé o mesmo que fez com os exportadores de arroz.
É só o produtor rural arrumar um meio de ter um pouco de folga financeira e lá vem imposto, bloqueio, confisco, etc. Mas quando somos vítimas dos cartéis dos frigoríficos, dos fertilizantes, das sementes, dos defensivos, dos combustíveis, dos medicamentos, do fosfato bicálcico, e levamos prejuizo?