Ensilagem do farelo proteinoso de milho – Parte 2 – Conservação na propriedade
13 de dezembro de 2001
Lagoa da Serra vende 1,45 milhão de doses e cresce 16% em 2001
17 de dezembro de 2001

Exames descartam presença do vírus da aftosa em animais sentinelas de Rio Grande

O Laboratório de Apoio Animal (Lapa), com sede em Recife, divulgou ontem o resultado da sorologia de 35 animais sentinelas (animais de sobreano, que nunca tiveram contato com a vacina nem com a febre aftosa), os quais estavam em quatro propriedades de Rio Grande (RS) que apresentaram focos da doença no início deste ano. Os exames feitos pelo laboratório descartaram a hipótese de os bovinos estarem com a doença.

O resultado da sorologia feita com outras 28 amostras de sangue de animais que estavam em outras cinco localidades do município será divulgado nesta sexta-feira, disse o delegado regional do Ministério da Agricultura, Flávio Vaz Neto. Os animais apresentaram há cerca de 20 dias ulcerações na boca e mudança de temperatura, sintomas semelhantes aos da aftosa

Segundo Vaz Neto, os exames indicaram que os ferimentos podem ter origem na reação dos animais à alimentação nativa já que os animais vieram de outra região do Estado. “O importante é que não há problema sanitário”.

Para o diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura, Celso dos Anjos, o resultado foi importante porque confirma o acerto dos técnicos ao reagirem ao primeiro sintoma que poderiam estar associado à doença vesicular, entre elas a aftosa. Mesmo que os testes tenham ficado devendo um diagnóstico sobre a real doença nos animais, Anjos considera que o mais importante foi saber que não havia aftosa.

As nove propriedades serão agora submetidas a novo vazio sanitário de 30 dias e, posteriormente, serão recolocados os sentinelas (mais um mês). Neste período, as barreiras sanitárias permanecem instaladas no município.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Luciana Moglia), Valor Online (por Sérgio Bueno) e Zero Hora, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.