Um julgamento de classificação de animais com dois jurados, um para a categoria mochos e outro para a categoria aspados é uma das novidades da 10 Expo Brasil de Charolês, que será realizada entre os dias 24 e 29 em Guarapuava, no Paraná. O evento é promoção do Núcleo dos Criadores de Charolês e será realizado no Parque de Exposições Lacerda Werneck.
Para avaliar 200 dos 700 animais previstos na mostra foram convidados dois criadores. O agropecuarista e ex-presidente da associação paranaense de charolês, Alberto Claudemir Reis e o diretor técnico da Charolais Optimal (empresa francesa), Patrick Reversé.
Segundo o presidente do núcleo de criadores de Guarapuava, Francisco Carlos Spyra, na pista de julgamento já serão usados os novos moldes de avaliação, definidos durante o Fórum Nacional da Raça, realizado em Curitiba, em maio deste ano. Itens como fertilidade, precocidade, habilidade materna, frame moderado, pêlos curtos, aprumos e patas corretas, rusticidade, garante Spyra, podem comprovar se o criador está no caminho certo ou precisa rever o sua seleção genética.
É na pista de julgamento que o criador pode avaliar todo o trabalho de seleção do plantel. No caso do charolês, pelo regulamento, a fêmea deve ter um bezerro ao ano. Não adianta o produtor possuir genética de ponta se não souber utilizá-la. O acasalamento inadequado pode estragar todo o trabalho de melhoramento de uma raça.
”A Expo Brasil de Charolês é um evento essencialmente técnico. O objetivo é promover e ampliar conhecimento sobre a raça”, garantiu Spyra. Segundo ele, a mostra deverá apresentar os melhores exemplares do charolês do Sul do País, reunindo animais de criadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Dois leilões estão programados. A expectativa é arrecadar R$ 400 mil com a venda de animais de elite e rústicos. O primeiro remate será realizado no dia 28, às 20h30, no Pahy Centro de Convenções e Eventos, com venda de 30 lotes top da raça, além de embriões e sêmen. O leilão de rústicos será no dia 29, com 550 animais em pista, entre novilhas e bezerros cruzas, novilhas e touros rústicos POs e Flor de Liz.
Fonte: Folha de Londrina/PR, adaptado por Equipe BeefPoint