A temporada de monta está começando e os criadores se movimentam para escolher a melhor genética para utilizar nos rebanhos. Para facilitar a vida do produtor, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) promoverá a 2ª Feira de Reprodutores Expoinel, canal de comercialização de nelores-padrão e mocho, que ocorrerá de 20 a 30 de setembro, em Uberaba (MG), durante a Expoinel 2007.
A temporada de monta está começando e os criadores se movimentam para escolher a melhor genética para utilizar nos rebanhos. Para facilitar a vida do produtor, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) promoverá a 2ª Feira de Reprodutores Expoinel, canal de comercialização de nelores-padrão e mocho, que ocorrerá de 20 a 30 de setembro, em Uberaba (MG), durante a Epoinel 2007
O gerente-executivo da ACNB, André Locateli, informa que a negociação é livre, assim como o preço. A feira é aberta a criadores de nelores padrão e mocho PO e os expositores da Expoinel têm prioridade para preencher as vagas. Serão 12 currais ao todo, com capacidade para 3 animais cada. Cerca de 50% das vagas já estão preenchidas.
Locateli acrescenta que a expectativa é muito positiva, considerando que a feira de 2006 vendeu 50% dos animais ofertados, pela média de R$ 4 mil. “Foi um resultado interessante para o momento demarcado e por ser o primeiro ano.”
Animais aprovados
O selecionador de nelore Eduardo Penteado Cardoso, da Fazenda Mundo Novo, em Uberaba (MG), dono da marca Nelore Lemgruber, vai levar 16 touros para a feira de reprodutores. ´´São animais que obtiveram bom desempenho nas provas de ganho de peso a pasto da ABCZ, com os exames sanitários em dia e o andrológico aprovado´´, descreve. Cardoso faz parte do grupo de criadores da linhagem Lemgruber que solicitaram a criação da feira durante a Expoinel. “Permite um contato entre vendedores e compradores, o que não ocorre em um leilão, por causa do sistema de comercialização”.
“Estamos otimistas, pois teremos uma linha de financiamento oficial do Pró-Genética, com taxas de juros favoráveis”, anuncia. O financiamento é aberto a animais até 48 meses de idade, com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo e teste negativo para tuberculose e brucelose.
Iniciativa positiva
O criador de nelores-padrão e mocho Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva, da Fazenda Bacuri, em Barretos (SP), vendeu dois touros na feira de 2006 e este ano vai levar quatro animais. ´”A iniciativa da ACNB foi positiva”, diz o criador. “Precisamos abrir outros canais de venda”, continua Silva, que participará junto com a Mundo Novo.
Segundo Silva, a feira de 2006 foi importante para contatos, sendo que muitos deles resultaram em venda posterior de reprodutores. Silva produz cerca de 40 touros ao ano, cuja venda principal é feita em uma feira anual, na fazenda, entre setembro e outubro. As vendas continuam ao longo do ano, até os animais completarem 30 meses.
Fonte: O Estado de São Paulo.