SP se torna zona livre de febre aftosa sem vacinação
21 de agosto de 2023
China retoma importações de carne bovina da África do Sul
21 de agosto de 2023

Expointer 2023 recebe a segunda edição da “Noite do Assado 1%”

A 46ª edição da Expointer, maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul, que começa no dia 26 de agosto em Esteio (RS), contará com um evento especial para os apreciadores de carnes especiais. No dia 28, acontecerá a segunda edição da Noite do Assado 1%, promovida pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC).

A “experiência gastronômica” oferecerá cortes especiais de carne, com o objetivo de valorizar as características avaliadas pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo): Entrecôte (Top 1% GIM), Picanha (Top 1% EP8) e Costela (Top 1% EGS).

A Gordura Intramuscular (GIM) está relacionada ao marmoreio da carne, garantindo palatabilidade, suculência e maciez ao produto. Já a Espessura de Gordura Medida na Picanha (EP8) indica a deposição de gordura entre a picanha e a alcatra, chancelando a entrega de uma picanha de qualidade ao mercado. E a Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) é a medida da gordura depositada sobre o músculo.

As carnes serão preparadas em uma parrilla, técnica de origem argentina e uruguaia que utiliza grelhas móveis e assa a carne apenas com a brasa e não diretamente com o fogo, como nas churrasqueiras tradicionalmente usadas no Brasil. Para acompanhar, será oferecido farofa e pão de alho, além de chope e música ao vivo.

De acordo com a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, a “Noite do Assado 1%” é uma forma de evidenciar, na prática, a importância do melhoramento genético no produto que chega às mãos do consumidor.

“A carne, que chega à mesa das famílias com cada vez mais qualidade, maciez e suculência, é resultado de um trabalho que começa nas propriedades, com a seleção de reprodutores superiores a partir de seus dados genéticos, como o Percentil”, afirma Silvia.

O Percentil se relaciona à posição de superioridade de um animal reprodutor em relação ao seu rebanho. “Quanto menor for o Percentil de um animal, melhor ele será para determinada característica. Por isso, o nome do evento é Noite do Assado 1%, pois quer evidenciar o que de melhor o pecuarista tem para entregar ao mercado”, explica a representante da ANC.

A “Noite do Assado 1%” começa as 18h do dia 28 de agosto, na casa da ANC dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento contará, também, com a entrega do Prêmio Difusão Genética Nacional 2023. A entrada é gratuita para frequentadores da Expointer com pulseira, mediante apresentação à equipe da ANC.

Fonte: Globo Rural.

Os comentários estão encerrados.