A Expointer 2004 conheceu ontem alguns de seus principais campeões. A primeira raça de gado de corte a concluir seu julgamento foi o Pardo Suíço. A Cabanha Nova Esperança, de Flávio Humberto Tusinho, de Viamão, conquistou três prêmios, o de grande campeão com o touro Independente Vitória Veron, de reservado de grande campeão, com o macho NE Triunfo Expoente Sullivan, e o de reservada de grande campeã, com a fêmea NE Pantera Concorde.
O título de grande campeã da raça ficou com a Cabanha Jaguary, de Tupanciretã, do criador e expositor Pedro Luiz Herter, pela fêmea Jaguary Veron 123.
A Cabanha Maragogipe, de Camaquã, arrematou os dois maiores prêmios da raça limousin. O grande campeão macho foi o touro Maragogipe Matrix e a grande vencedora foi Maragogipe Lizzie. O reservado de grande-campeão foi Mascote Prince, do criador Serafim Meneguel, Fazenda 3M, de Marilândia (PR), e a reservada fêmea foi OS My Honey, de Olympio Stockler, da Fazenda Morro Verde, de São Paulo.
Terminou ontem também a avaliação do animal mais pesado da feira. Mais uma vez, foi um bovino da raça charolês que ficou com o prêmio. O touro Honra da Safra tem 1.552 quilos e pertence ao consórcio formado pelo pecuarista Luciano Sandrin, da Estância São Francisco de Assis, de Cruz Alta, e pela Cabanha Safra, de Lindóia do Sul, de Santa Catarina. O animal tem quase 100 quilos a mais do que o vencedor do ano passado, Bistrô do Jordão, da Cabanha Balsa do Jordão, de Guarapuava (PR), que tinha 1.455 quilos.
Na raça simental Fleckvieh, o grande campeão foi Comanche da Pyramidis, da Cabanha Pyramidis, de Campo Bom. O mesmo criador também ficou com o título de grande campeã com a fêmea Cigana da Pyramidis. A grande campeã brangus, foi Juquiry DT 3275 Trova, da Cabanha Juquiry, de Uruguaiana. O melhor macho brangus foi Burton da Corticeira Br010 da Cabanha da Corticeira, de São Luiz Gonzaga.
Fonte: Jornal do Comércio/RS, adaptado por Equipe BeefPoint