Seiscentas reses foram abatidas na fronteira
27 de agosto de 2001
Inglaterra: aparecimento de novos casos de aftosa
29 de agosto de 2001

Expointer: ministro autoriza saída de animais

O ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, garantiu ontem à tarde, durante a Expointer 2001, que ao animais comercializados na feira poderão sair do Estado do Rio Grande do Sul se passarem por quarentena e sorologia. Para o ministro, esse processo tem de começar o mais rápido possível, e pode estar encerrado em até 10 dias. Conforme a Secretaria da Agricultura, os abates começarão esta semana. A definição era o que os produtores aguardavam desde a chegada do ministro a Esteio (RS).

Depois de uma reunião com alguns dos principais cabanheiros do Estado, Pratini esclareceu que o serviço de limpeza dos focos deve ser a prioridade dos pecuaristas e do governo. Depois, a Secretaria da Agricultura deve informar ao ministério o número de animais num raio de três quilômetros e de sete quilômetros do foco, para que seja feita sorologia total no primeiro caso e por amostragem no segundo. Serão estabelecidas zonas de risco, visando a liberação do trânsito.

As medidas somente valem para as áreas fora das zonas de foco de aftosa. Os animais que sairão para outros estados passarão por sorologia de 30 dias na origem e mais 15 dias no destino.

O secretário-adjunto da Agricultura, Lino de David afirmou que, depois das garantias do ministério – inclusive a de que existem recursos disponíveis para as indenizações e compensações -, será cumprido o abate em frigoríficos. David está confiante de que as negociações com os proprietários dos animais terão sucesso.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.