Compactação do solo em áreas de capineira
10 de agosto de 2001
Argentina solicitará nova missão européia
14 de agosto de 2001

Expointer pode ser cenário de protesto de pecuaristas

Caso até o dia 30 deste mês os governos estadual e federal não respondam às reivindicações formalizadas quarta-feira passada em Quaraí (RS), os pecuaristas dos municípios gaúchos onde houve surto de aftosa poderão promover uma “ruidosa manifestação” durante a Expointer 2001, segundo informou Lahire da Luz, vice-presidente do Sindicato Rural local.

Pelo documento feito na semana passada, o Ministério da Agricultura (Mapa) e a Secretaria da Agricultura têm 20 dias para o estabelecimento de critérios de avaliação, fundos de indenização automática, ressarcimento de lucros cessantes e danos emergentes, cronograma do plano de ações, financiamento a produtores no raio de 25 km dos focos e garantia do Mapa de que as ações oportunizem a volta do RS à condição de livre de aftosa com vacinação. Do contrário, os produtores serão contrários ao abate e à sorologia do gado.

Na sexta-feira da semana passada o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, disse que o retorno ao status anterior é atribuição da Organização Internacional de Epizootias (OIE). “Somos favoráveis ao abate, mas temos que ter garantias, senão o sacrifício de milhares de animais será desnecessário”, disse Lahire. Ele receia, porém, que a OIE exija o abate generalizado dos animais no raio de 3 km dos focos.

fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.