A Cabanha Azul, de Quaraí, levou três dos quatro principais prêmios da raça Devon na Expointer 2002. Depois de examinar minuciosamente todos os 80 exemplares concorrentes, o juiz norte-americano, Jerry Engh, escolheu como grande campeão da raça o touro Garupa 5504 Granada Pedra (box 1423), da categoria sênior. Garupa 6008 G0202 Bombinha (box 1386), vencedor da categoria terneiro, levou o título de reservado. Os dois animais são da Cabanha Azul, que também ficou com o título de fêmea reservada com Azul 6249 G4888 Ingls (box 1431).
A grande campeã foi Corticeiras 795 (box 1449), da Fazenda Corticeiras, de Camaquã. A vaca já tinha vencido o campeonato vaquilhona em 2001. O administrador da Corticeiras, Luiz Alberto Fontoura, informou que, nos últimos dez anos, a cabanha venceu nove vezes o prêmio de grande campeã.
O jurado disse que os animais julgados tinham o mesmo nível, mas que os premiados são excepcionais. Em 1986 ele havia julgado outra prova no RS e considera que, desde então, a raça teve um grande crescimento genético. “A maior parte dos animais eram pequenos”. Ele se impressionou com a expressão de musculatura precoce e disse que encontrou em quase todos os exemplares o que acredita ser o mais importante para a raça: capacidade de “converter pasto em carne”.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint