As exportações chilenas de carne bovina cresceram 350% entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2004, totalizando US$ 27 milhões.
Em volume, as exportações durante os primeiros cinco meses do ano chegaram a 9.255 toneladas, dado que denota um aumento de 374% com relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com um informe da Oficina de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa).
Segundo o diretor da Odepa, Octavio Sotomayor, “o alto ritmo de crescimento das exportações demonstram a boa aceitação que o produto tem nos exigentes mercados onde chega a carne bovina chilena”.
Os principais países de destino foram México (56%), Japão (19%), Reino Unido (9%), Cuba (7%), Alemanha (6%) e Costa Rica (2%).
Chile retira barreira aos EUA
O secretário da Agricultura dos Estados Unidos, Mike Johanns, anunciou que o Chile está retirando sua barreira à carne bovina e produtos derivados de animais de menos de 30 meses de idade.
Em 2003, os EUA exportaram US$ 5,3 milhões de carne bovina e produtos derivados ao Chile. O país sul-americano impôs uma barreira aos produtos norte-americanos em 24 de dezembro de 2003.
Fonte: Univision e Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), adaptado por Equipe BeefPoint