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Exportação de carne bovina passa dos US$ 2 bilhões

A receita cambial das exportações de carne bovina de agosto, cujo valor foi de US$ 242.8 milhões, teve aumento de 122%, se comparado com o mesmo período de 2003, quando foram exportados US$ 109.6 milhões. Com isso, as exportações no acumulado dos últimos doze meses atingiram US$ 2.190 bilhões. O volume embarcado em agosto foi de 190 mil toneladas, o que representa um aumento de 94,79% se comparado com igual período de 2003.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, os números de agosto mostram que o Brasil ainda é o único país em condições de aumentar suas exportações de carne bovina no mundo. “As expectativas para o fechamento do ano apontam para uma receita cambial de US$ 2,4 bilhões e 1,7 milhão de toneladas”, destacou.

Pratini de Moraes disse, porém, que não está em busca de aumento no volume exportado, mas no preço do produto. Para isso vai aumentar a agressividade no marketing da qualidade da carne brasileira no exterior. De 21 a 24 de setembro a Abiec, em parceria com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX), participará, junto a nove frigoríficos, da feira mundial de alimentação de Moscou. E em outubro, de 17 a 21, a Associação, também junto com a APEX, estará na Sial Paris, com um estande de 700 metros quadrados dos quais 142 serão para montar um restaurante onde serão servidos churrasco e caipirinha.

Entre os países que se destacaram no aumento de volume estão a Rússia, Holanda, Chile, Irã e Itália. Além do aumento dos embarques para tradicionais países importadores, Pratini de Moraes destacou o crescimento das exportações para os países Árabes. A Argélia, por exemplo, que em 2003 não comprou carne do Brasil, no mês passado gerou US$ 10 milhões em nossas exportações e ficou em sétimo lugar no ranking. O próximo mercado a ser conquistado pelos exportadores brasileiros será o da Malásia.

Fonte: Abiec, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Angélica Simone Cravo Pereira disse:

    É importante considerar que esses programas de qualidade, atualmente devem acrescentar o compromisso social, bem-estar animal e preservação do ambiente.

    Porém, o desafio maior ainda é a aplicação prática desses programas. Por fim, o essencial é a satisfação do consumidor, mas também de toda a cadeia produtiva da carne bovina. Assim, integração e coordenação são pontos-chave nesse processo de busca de novos mercados ainda não conquistados ou consolidados.

    Abraços,