O Brasil deve fechar 2001 com um volume de exportação de carnes em torno de US$ 2,7 bilhões. Para 2002, a perspectiva é chegar a US$ 3,6 bilhões, num crescimento de 33%.
A meta foi anunciada ontem pelo coordenador de comercialização do Ministério da Agricultura, Adauto Lima Rodrigues. Ele foi um dos palestrantes do seminário “Mercados para a carne brasileira”, realizado ontem, em Concórdia, SC.
A previsão está baseada na perspectiva de abertura de novos mercados como a União Européia, Japão e China. Nesta semana, o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos Oliveira, deve realizar encontros com representantes destes países. Ontem, após o seminário de Concórdia, Oliveira voltou a Brasília para novas negociações com o mercado russo. O Ministério da Agricultura está promovendo encontros de negócios para eliminar barreiras sanitárias.
Adauto Rodrigues disse que o Brasil tem um potencial enorme de exportação em virtude da boa sanidade e condições de produção natural, com extensas áreas verdes. Para ele é necessário trabalhar melhor a marca da carne brasileira, mostrando a qualidade, sabor, suculência e coloração do produto nacional. Ele destacou que a exemplo do programa “brazilian beef”, de divulgação da carne bovina, podem ser criadas ações semelhantes em relação a aves e suínos.
Fonte: Diário Catarinense (por Darci Debona), adaptado por Equipe BeefPoint