Abre-se uma esperança aos exportadores de carne da Argentina
12 de dezembro de 2001
Exportador quer elevar preço da carne para compensar dólar
12 de dezembro de 2001

Exportação de carne cresce 33%

O Brasil deve fechar 2001 com um volume de exportação de carnes em torno de US$ 2,7 bilhões. Para 2002, a perspectiva é chegar a US$ 3,6 bilhões, num crescimento de 33%.

A meta foi anunciada ontem pelo coordenador de comercialização do Ministério da Agricultura, Adauto Lima Rodrigues. Ele foi um dos palestrantes do seminário “Mercados para a carne brasileira”, realizado ontem, em Concórdia, SC.

A previsão está baseada na perspectiva de abertura de novos mercados como a União Européia, Japão e China. Nesta semana, o secretário nacional de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos Oliveira, deve realizar encontros com representantes destes países. Ontem, após o seminário de Concórdia, Oliveira voltou a Brasília para novas negociações com o mercado russo. O Ministério da Agricultura está promovendo encontros de negócios para eliminar barreiras sanitárias.

Adauto Rodrigues disse que o Brasil tem um potencial enorme de exportação em virtude da boa sanidade e condições de produção natural, com extensas áreas verdes. Para ele é necessário trabalhar melhor a marca da carne brasileira, mostrando a qualidade, sabor, suculência e coloração do produto nacional. Ele destacou que a exemplo do programa “brazilian beef”, de divulgação da carne bovina, podem ser criadas ações semelhantes em relação a aves e suínos.

Fonte: Diário Catarinense (por Darci Debona), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.