As exportações brasileiras de couros cresceram 7,2% no primeiro semestre do ano em comparação ao mesmo período de 2004. A receita passou de US$ 630,1 milhões para US$ 675,5 milhões. Em junho, as vendas externas registraram US$ 120,6 milhões, receita 3,6% superior aos US$ 116,4 milhões ao mesmo mês do ano passado, além de um crescimento de 2,7% nos embarques de peças, quando comparado a junho de 2004.
Segundo o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), nos embarques de peças houve um grande salto nas vendas externas para a Tunísia que aumentaram 514%, passando do patamar de US$ 117.465 nos primeiros seis meses do ano passado, para US$ 720.416 em igual período deste ano.
O vice-presidente de marketing CICB, Walter Lene, explica que o crescimento das vendas para o país árabe é um dos frutos da parceria com a Apex.
As exportações de couros para o Paquistão também registraram forte incremento, saindo de US$ 29.668 nos seis meses do ano passado para US$ 51.975 até junho deste ano. Itália, China, Hong Kong e Estados Unidos continuam sendo os principais destinos dos couros brasileiros.
Fonte: Estadão/Agronegócios, adaptado por Equipe BeefPoint