Ontem, após longa negociação, foi anunciado o fim do embargo à importação de carnes bovina e suína de seis estados brasileiros. “A notícia é formidável porque esse problema afetava duramente as exportações de carnes de frango, suína e bovina e essas questões foram eliminadas” afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.
O mercado ficou em polvorosa com a notícia do fim do embargo. As cotações do boi gordo na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) atingiram R$ 65,50 para o mês de outubro, em alta de quase 1% em relação ao pregão anterior.
Em nota à imprensa o Grupo Bertin informa que não fechou nessa semana nenhum contrato para enviar à Rússia. As afirmações de que a empresa estaria efetuando o embarque de 200 toneladas a este mercado, sendo a primeira a retomar as exportações para o país com o fim do embargo comercial, não procedem.
O Bertin desde setembro não produz e comercializa carne para a Rússia em função do embargo. A empresa possui alguns contratos ainda em vigor e deve atendê-los iniciando nas próximas semanas a produção. A partir de agora também serão feitos novos contatos para prospectar negócios no mercado russo que representa 5% das exportações da Divisão Alimentos do Grupo.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Arnaldo de Sousa e Luciana Otoni), adaptado por Equipe BeefPoint