Idec vê problemas em plano que prevê autocontrole em empresas de alimentos
5 de fevereiro de 2020
Ministra e embaixador da China debatem relação comercial entre países
5 de fevereiro de 2020

Exportações agrícolas à China continuam normais apesar do coronavírus, diz ministra

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou hoje a jornalistas que as relações comerciais agrícolas brasileiras com a China “vão continuar tranquilamente, sem nenhum sobressalto”, apesar da proliferação do coronavírus no país asiático.

A declaração foi dada após reunião pela manhã, em Brasília, com o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming. Segundo a ministra, até o momento não houve relatos de cancelamento de embarques de produtos destinados à China, principal destino da soja e das carnes brasileiras.

“Tratamos das nossas relações comerciais. Até onde nós dois pudemos conversar, elas vão continuar tranquilamente, sem nenhum sobressalto, porque o Brasil é um grande parceiro da China na área de produtos agrícolas”, afirmou.

De acordo com a ministra, os meses de janeiro tradicionalmente registram queda das exportações ao país asiático em função do feriado do ano novo chinês, e por isso ainda não é possível identificar anormalidades no ritmo de embarques.

Ela lembrou que uma missão chinesa esteve em dezembro no Brasil para dar continuidade ao processo de habilitação de novos frigoríficos para exportar para seu mercado, e que não há novidades no processo.

A ministra afirmou, ainda, que terá inicio o processo de certificação sanitária que tornará viável a exportação de uva brasileira para a China.

“É a próxima fruta que queremos exportar”, disse. Recentemente, a China autorizou a importação do melão brasileiro, primeira fruta fresca a ser enviada aos asiáticos.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.