As exportações brasileiras registraram, em janeiro, elevação para praticamente todas as regiões do mundo. Para os países do Mercosul, houve um incremento de 22,6% nas vendas externas registradas em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2002. Somente para a Argentina, o crescimento chegou a 58,7%, o que demonstra a retomada das vendas para o país vizinho.
Mas os maiores crescimentos foram registrados para a Europa Oriental, com um aumento de 125,3%, puxado pelas vendas à Rússia, que ficaram 164,1% maiores. Segundo dados divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), esse bom desempenho para o mercado russo deveu-se às exportações de açúcar em bruto e carnes de frango, bovina e suína.
A avaliação do MDIC é de que está havendo um maior crescimento para aqueles mercados com menor participação na pauta, “o que é indicador da intensificação, por parte do empresário exportador nacional, da busca de novos mercados para seus produtos”.
Houve também um incremento de 91,1% nas vendas para o Oriente Médio, que foi puxado pelas exportações para o Irã (mais 335,7%), Emirados Árabes (mais 75%) e Arábia Saudita (mais 64,5%). O destaque das exportações para esses países ficou por conta das vendas de óleo de soja, tubos de ferro ou aço, carnes de frango e bovina, petróleo e farelo de soja.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint