As exportações recordes ao Japão, os níveis quase recordes aos Estados Unidos e os fortes envios à Coréia aumentaram as exportações totais de carne bovina da Austrália para 81.221 toneladas liquidas em agosto, significando aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2003.
As exportações australianas de carne bovina continuam sendo direcionadas pelos mercados norte-asiáticos devido à ausência do produto dos EUA nessa região. Ao mesmo tempo, os EUA também estão representando um lucrativo mercado para a carne bovina australiana. O Japão, os EUA e a Coréia continuam sendo os principais mercados da Austrália, representando 91% das exportações totais de carne bovina em agosto.
Apesar dos volumes terem caído com relação aos níveis de junho e julho, as exportações ao Japão atingiram em agosto um recorde de 30.550 toneladas, 44% a mais do que o registrado em agosto de 2003. Nos primeiros oito meses do ano, as exportações de carne bovina ao Japão foram 41% maiores do que no mesmo período do ano anterior, ficando em 257.252 toneladas liquidas.
Em agosto também ocorreram exportações quase recordes aos EUA, à medida que os australianos obtêm preços recordes pela carne embarcada aos EUA além de se aproveitarem de incentivos adicionais para preencherem sua cota de exportação. As vendas australianas de carne bovina aos EUA em agosto aumentaram 22% com relação ao ano anterior, para 27.101 toneladas liquidas. A demanda por carne bovina australiana deverá se manter forte durante todo o ano.
As importações coreanas de carne australiana aumentaram 61% em agosto em relação a 2003, atingindo 6.616 toneladas liquidas, à medida que os fornecimentos de carne bovina foram assegurados para o feriado de Ação de Graças, quando a carne bovina se torna bastante popular na Coréia.
As exportações de carne bovina da Austrália deverão atingir o volume projetado pelo Meat and Livestock Australia (MLA), de 890 mil toneladas liquidas, avanço de 6% com relação a 2003.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptação Equipe BeefPoint