EUA: novo caso de EEB não afetou demanda de carne
19 de julho de 2005
Eficiência da prostaglandina para sincronização de estro em bovinos em diferentes dias do ciclo estral
21 de julho de 2005

Exportações australianas de carne bovina ao Japão caíram

As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão foram de 36,936 mil toneladas em junho, caindo 5% com relação a maio e 7% com relação a junho de 2004, de acordo com dados divulgados pelo Meat and Livestock Austrália (MLA).

De acordo com o MLA, os envios de carne bovina ao Japão foram interrompidos em junho, à medida que os importadores estão preocupados com o desencadeamento das medidas de salvaguarda impostas à importação deste produto pelo Japão. Essas medidas são desencadeadas se as importações forem 17% maiores do que no mesmo quarto do ano anterior.

O Japão importou, em maio, 48,048 mil toneladas de carne bovina, 5% a mais do que em abril e 69% a mais do que em maio de 2004. Os envios para o mês foram de 23,093 mil toneladas de carne bovina resfriada e 24,955 mil toneladas de carne bovina congelada. As importações de carne bovina foram maiores durante maio devido ao aumento das importações de outros países, incluindo Nova Zelândia, México e Chile.

As importações de carne bovina pelo Japão ainda estão muito menores do que os níveis históricos, com as importações totais caindo 27% comparado com maio de 2000 e 23% comparado com maio de 2001. As importações de abril a junho de 2004 foram baixas devido ao tempo necessário para que a indústria australiana se ajustasse à grande demanda do Japão e à ausência da carne bovina dos EUA no mercado japonês.

Apesar da redução de junho, as exportações de carne bovina oriunda de animais alimentados com grãos viram modestos aumentos, com os envios aumentando 3% com relação a maio e 15% com relação a junho de 2004, para um total de 17,972 mil toneladas, um reflexo do tempo necessário para que a Austrália ajustasse seus sistemas de produção para fornecer mais carne bovina de animais alimentados com grãos ao Japão.

O MLA disse que as exportações de carne bovina ao mercado japonês foram 14% maiores neste ano até junho, totalizando 212,645 mil toneladas.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe Beefpoint

Os comentários estão encerrados.