Mato Grosso atrai indústrias de carnes
10 de agosto de 2004
Exportação de carne bovina chega a US$ 2 bilhões
12 de agosto de 2004

Exportações da Austrália aumentam 10% em julho

Os dados divulgados pelo Departamento de Agricultura, Pescado e Silvicultura da Austrália revelaram que as exportações australianas de carne bovina em julho aumentaram 10% com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 81.394 toneladas, o que denota o quarto aumento mensal consecutivo com relação ao ano anterior. Assim como ocorreu nos meses anteriores, o aumento nas exportações ao Japão novamente foi o principal fator do aumento mensal, superando a queda nas exportações para a maioria dos outros mercados importantes, incluindo EUA, Coréia e Taiwan.

A contínua forte demanda pela carne bovina australiana no Japão levou a um aumento de 58% nas exportações a este mercado em julho com relação ao ano anterior, para 39.524 toneladas, um pouco menos do que o recorde atingido no mês passado (39.833 toneladas). As exportações ao Japão nos primeiros sete meses do ano em 2004 aumentaram 41%, para um volume recorde de 226,7 mil toneladas.

Após quatro meses de exportações muito altas, as vendas de carne bovina da Austrália à Coréia em julho caíram 18% com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 4.299 toneladas, à medida que a demanda caiu devido aos grandes volumes de carne bovina que entraram no mercado no mês anterior. As exportações nos próximos dois meses deverão permanecer altas, à medida que os compradores se preparam para o período de alto consumo de carne bovina durante a Ação de Graças coreana, no final de setembro.

As exportações australianas de carne bovina aos Estados Unidos em julho caíram 4% com relação ao ano anterior, para 31.682 toneladas, com as exportações durante os primeiros sete meses do ano também caindo 4%, para 186.356 toneladas. O decréscimo nas exportações ao sul da Ásia em julho, com envios a Taiwan (1,8 mil toneladas), Indonésia (495 toneladas) e Filipinas (86 toneladas) caíram 34%, 73% e 87%, respectivamente, com relação ao ano anterior.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.