EUA deverão reconhecer Patagônia como livre de febre aftosa sem vacinação
14 de novembro de 2003
Construção de planta processadora objetiva aumentar exportações canadenses
14 de novembro de 2003

Exportações de carne bovina australiana caíram 10% em outubro em relação a 2002

Os dados divulgados pelo Departamento de Agricultura, Pescado e Floresta da Austrália mostraram que as exportações de carne bovina e de vitelo durante outubro caíram 10% comparadas com o mesmo mês do ano anterior, para 80,435 mil toneladas, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA). Entretanto, os volumes de exportação atingiram o maior nível mensal de 2003.

Apesar de o aumento das exportações ao Japão ter sido o principal destaque do mês, as vendas externas caíram para a maioria dos demais mercados, incluindo Estados Unidos, Canadá, Coréia e Taiwan.

A forte recuperação da demanda por carne bovina nos EUA durante a segunda metade de 2003, combinada com o aumento dos preços do produto, levaram as exportações australianas, nos últimos três meses, ao volume total de 101,659 mil toneladas, 7% acima do verificado no mesmo período do ano anterior.

O MLA disse que a reduzida demanda da Coréia por carne bovina australiana e a forte demanda de Japão e EUA levaram à queda de 33% nas exportações àquele destino em outubro, para 5,052 mil toneladas, e de 29% nas vendas a Taiwan, para 2,691 mil toneladas.

A queda da demanda por carne bovina do Canadá após o surgimento de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país fez com que as exportações a esse mercado, em outubro, caíssem 81% em relação às do ano passado, para 1,137 mil toneladas, enquanto, nos dez meses de 2003, foram 62% menores do que no mesmo período do ano anterior, ficando em 21,545 mil toneladas, segundo o MLA.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.