Os dados divulgados pelo Departamento de Agricultura, Pescado e Floresta da Austrália mostraram que as exportações de carne bovina e de vitelo durante outubro caíram 10% comparadas com o mesmo mês do ano anterior, para 80,435 mil toneladas, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA). Entretanto, os volumes de exportação atingiram o maior nível mensal de 2003.
Apesar de o aumento das exportações ao Japão ter sido o principal destaque do mês, as vendas externas caíram para a maioria dos demais mercados, incluindo Estados Unidos, Canadá, Coréia e Taiwan.
A forte recuperação da demanda por carne bovina nos EUA durante a segunda metade de 2003, combinada com o aumento dos preços do produto, levaram as exportações australianas, nos últimos três meses, ao volume total de 101,659 mil toneladas, 7% acima do verificado no mesmo período do ano anterior.
O MLA disse que a reduzida demanda da Coréia por carne bovina australiana e a forte demanda de Japão e EUA levaram à queda de 33% nas exportações àquele destino em outubro, para 5,052 mil toneladas, e de 29% nas vendas a Taiwan, para 2,691 mil toneladas.
A queda da demanda por carne bovina do Canadá após o surgimento de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país fez com que as exportações a esse mercado, em outubro, caíssem 81% em relação às do ano passado, para 1,137 mil toneladas, enquanto, nos dez meses de 2003, foram 62% menores do que no mesmo período do ano anterior, ficando em 21,545 mil toneladas, segundo o MLA.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint