As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão continuaram se recuperando em abril, mas não alcançará totalmente as perdas até o final de 2004, de acordo com o Meat and Livestock Austrália (MLA).
O mercado japonês de carne bovina desmoronou no final de 2001, após a descoberta de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, em rebanhos do país em setembro daquele ano. A queda na demanda atingiu todas as carnes bovinas, particularmente as importadas.
Esta redução na demanda japonesa por carne bovina australiana chegou teve seu ponto mínimo em março de 2002, quando começou a se recuperar firmemente, retornando em dezembro de 2002 ao nível visto antes das descobertas de EEB.
“Entretanto, desde então, a restrição na oferta causada pela seca na Austrália levou à redução nos volumes, causando um aumento dos preços de exportação”, informou o MLA em uma revisão de mercado divulgada na sexta-feira.
As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão atingiram seu pico em 2001, quando foram exportadas 319,1 mil toneladas, no valor de A$ 1,7 bilhão (US$ 1,11 bilhão). As exportações, então, caíram 26% em 2002, para 236,951 mil toneladas, e analistas esperam que somente 270 mil toneladas sejam exportadas neste ano, segundo o MLA.
Em abril deste ano, as exportações de 23,037 mil toneladas ainda foram menores do que as exportações de 29,458 mil toneladas exportadas em abril de 2001. “Os atuais altos preços de exportação sugerem que a demanda de carne bovina australiana no Japão continua melhorando”.
O preço médio de exportação em março para cortes resfriados de animais alimentados a pasto, que compreende cerca de 12 cortes de carne bovina, aumentaram para US$ 3,72 por quilo, incluindo o transporte e o frete, o nível mensal mais alto desde maio de 1995, segundo o MLA. O preço vem caindo desde então.
O MLA disse que os altos preços refletem a demanda crescente por carne bovina australiana e a estreita oferta desta carne bovina e a competição de fornecedores do Japão e dos Estados Unidos.
Os estoques de carne bovina importada no Japão deverão aumentar severamente nos próximos dois meses à medida que os importadores constroem seus estoques para minimizar o esperado aumento de tarifas de importação para 50%, dos atuais 38,5%, a partir de primeiro de agosto deste ano, informou o MLA.
Fonte: Dow Jones Newswires (por Ray Brindal), adaptado por Equipe BeefPoint